A doença de Lyme é uma doença bacteriana que é transmitida por algumas espécies de carraças, também conhecida como borreliose de Lyme. O caso da doença de Lyme em cães ou outros animais é que eles não mostram sinais de infecções em 2 a 5 meses. A doença de Lyme em cães leva a danos nos rins, coração e sistema nervoso.

Se suspeita que o seu animal de estimação sofre da doença de Lyme, não entre em pânico. Vamos contar-lhe tudo sobre esta doença e os seus sintomas e efeitos para que tenha a informação necessária antes de levar o seu animal ao veterinário.

O que é a doença de Lyme nos cães?

Carraças dos veados

Descoberta em Lyme, Connecticut, esta doença é também designada por Borreliose .

É causada pela picada de uma carraça de veado, que transfere Borrelia burgdorferi bactérias para a corrente sanguínea do cão e causa infeção.

O inseto pode agarrar-se à pele do seu cão enquanto este brinca na erva alta, em arbustos espessos ou no bosque.

A infeção ocorre normalmente depois de a carraça ter estado agarrada ao seu cão durante pelo menos 48 horas .

Muitas pessoas pensam que todas as carraças causam a doença, mas nem todos estes insectos são portadores da doença. Borrelia Dependendo do local onde se vive, a doença pode ser transmitida por carraças de veado (meio do Atlântico, nordeste e centro-norte dos EUA) ou pela carraça ocidental de patas pretas (costa do Pacífico).

Quais são os sintomas desta doença?

Ao contrário dos seres humanos, a doença pode ser um pouco complicada nos cães, uma vez que estes não apresentam aquela erupção cutânea em forma de olho de boi que os humanos apresentam.

Os primeiros sintomas que se manifestam no seu cão são geralmente letargia, febre e rigidez ou claudicação num ou mais membros. Pode também notar que os gânglios linfáticos e as articulações estão inflamados.

Aqui está um vídeo que discute alguns sinais de que o seu cão está infetado com a doença de Lyme.

Nas fases avançadas, a infeção pode causar problemas no sistema nervoso do animal, complicações cardíacas e danos no fígado.

A chave para recuperar a saúde do seu cão é levá-lo ao veterinário Quanto mais tempo a infeção ou a doença não for tratada, mais problemas causará à saúde do seu cão.

A infeção pode ser transmitida aos seres humanos?

A doença de Lyme nos cães raramente é contagiosa para os seres humanos. Só se pode apanhar a doença do seu animal de estimação se a carraça infetada que se tem alimentado do seu amigo peludo, também se agarra a si.

Para o evitar, basta controlo do pelo do seu cão se tiver brincado em zonas potencialmente infestadas de carraças.

Se encontrar carraças agarradas ao seu cão, evite tocar-lhes diretamente. Use luvas e pinças (Certifique-se de que apanha o espécime inteiro, especialmente a cabeça, e coloque a carraça num frasco com álcool para a matar.

Também pode dar ao seu cão alguns produtos de controlo de carraças recomendados pelo veterinário, como coleiras e medicação tópica para repelir estes insectos e matar os que estão presentes no pelo.

Como é que esta doença afecta os cães?

Os efeitos dependem do sistema imunitário do cão e da gravidade da infeção. Em alguns casos, os sintomas só se manifestam algumas semanas depois de a bactéria ter infetado o cão.

Existem três estados ou níveis da doença de Lyme:

  • Aguda - Nesta fase, surgem sintomas comuns como a depressão, a dor, a fadiga e os outros sinais gerais de doença que mencionámos anteriormente. Para além da claudicação, as articulações inchadas podem ficar quentes ao toque.
  • Subaguda - É aqui que se observa uma claudicação persistente no seu animal de estimação, por oposição à claudicação variável do estado anterior. O seu cão pode também sofrer de artrite transitória ou persistente.
  • Crónica - Neste estado, a doença pode ter efeitos nos sistemas cardíaco e neurológico do seu animal de estimação. O seu veterinário pode descobrir arritmia e danos nos rins também.

O seu cão pode apresentar sinais de qualquer um dos três estados. Por vezes, pode observar sintomas que indicam o estado subagudo e, em seguida, a doença pode progredir para o nível seguinte em poucos dias.

Os Golden Retrievers e os Labradores Retrievers também podem estar predispostos à nefrite de Lyme, que pode ocorrer devido aos danos nos rins causados pela doença.

Os sinais da nefrite de Lyme incluem vómitos, perda de peso, perda de massa muscular, hálito fétido e edema ou excesso de líquidos. fatal Por isso, se suspeitar que o seu Golden ou Labrador tem a doença de Lyme, não se esqueça de o levar ao veterinário assim que possível.

A infeção também pode ser mais perigosa para as cadelas grávidas, uma vez que o tratamento pode causar aborto espontâneo Certos produtos de controlo de carraças também não são recomendados para grávidas, pelo que deve ter um cuidado extra para a proteger da doença.

Como é diagnosticada a doença de Lyme nos cães?

Um Husky a ser examinado por um veterinário

O diagnóstico desta doença pode ser um desafio, uma vez que o veterinário terá de excluir outras doenças .

Os sintomas da doença podem ser semelhantes a alguns sinais de doenças ortopédicas ou mesmo de cancro.

O veterinário terá de ter em consideração historial da saúde do seu cão O seu animal de estimação deve ser informado das suas actividades recentes e dos sinais que se manifestaram pela primeira vez.

O seu amigo canino também será submetido a um exame físico completo, especialmente se apresentar sinais de rigidez ou claudicação.

Um radiografia ajudará o veterinário a determinar se o seu cão tem lesões na coluna ou nas articulações ou outras anomalias que possam estar a causar os sintomas.

Uma vez excluídas todas as outras doenças possíveis, o veterinário irá testar a doença de Lyme utilizando o teste C6 ou Snap 4Dx e o teste Quantitativo C6.

O Snap 4Dx detecta anticorpos contra uma proteína que só pode ser encontrada em Borrelia Estes anticorpos podem estar presentes na corrente sanguínea do seu cão mesmo antes de ele mostrar quaisquer sinais de doença.

Se forem encontrados anticorpos no sangue do seu cão, será efectuado o teste Quantitativo C6, que determina se os níveis de anticorpos são suficientemente elevado para requerer tratamento.

Tratamento da doença de Lyme canina

Antibióticos Normalmente, o seu cão pode completar o tratamento em casa. Pode esperar uma melhoria no seu estado de saúde dentro de 3 a 5 dias.

Por vezes, era um Curso de 2 a 4 semanas Se notar que os sintomas do seu cão estão a piorar ao fim de uma semana, leve-o de novo ao veterinário para uma nova análise.

Se o seu animal de estimação sofre de dor e inchaço extremos nas articulações, ele também precisará de medicação anti-inflamatória.

Enquanto o seu cão estiver a ser submetido a tratamento e recuperação, certifique-se de que ele tem um espaço calmo e tranquilo onde pode descansar sem ser incomodado.

Uma vez que a claudicação e a incoordenação são sintomas da doença de Lyme, certifique-se de que o seu cão não precisa de usar as escadas para se deslocar.

Mesmo que o tratamento esteja a correr bem, um consulta de acompanhamento para se certificar de que os medicamentos são eficazes.

Manter o seu cão protegido contra esta doença

Uma das melhores formas de evitar esta doença é não se aproximar de zonas arborizadas locais com erva alta, ou qualquer lugar que possa ter uma infestação de carraças.

Tornar uma rotina verifique o pelo do seu animal particularmente entre os dedos dos pés, nas orelhas e nas axilas.

A boa notícia é que existem muitas coleiras, produtos tópicos e sprays que pode utilizar para manter as carraças afastadas do seu cão.

Pode perguntar ao seu veterinário sobre uma vacina contra a doença de Lyme para o seu cão. Normalmente é administrada duas vezes de cada vez Intervalo de 2 a 3 semanas A vacina não impede que o seu animal de estimação contraia esta doença, mas reduz o risco de ser infetado.

Mantenha o seu amigo canino debaixo de olho e tenha em conta todas as precauções para evitar que o seu cão contraia esta doença ou outras doenças provocadas por insectos, como a Leishmaniose.

O seu cão é um sobrevivente da doença de Lyme? Está atualmente a ser tratado? Conte-nos a sua experiência com esta doença, deixando um comentário abaixo.