Um cão reprodutor é um cão macho registado que é mantido para reprodução. Um cão reprodutor está intacto, ou seja, castrado e poderá acasalar com uma cadela que esteja com o cio. Os cães reprodutores devem ter entre 7 meses e 12 anos de idade, mas o mais importante é que sejam saudáveis.

Ser proprietário de uma coudelaria implica tomar decisões difíceis.

Quer esteja a planear reproduzir a sua cadela ou a iniciar um serviço de reprodutores, é melhor saber o que esperar desta experiência.

O que significa "dog stud service"?

O serviço de cobrição canina é um processo em que um garanhão e uma mãe em cio são criados .

Os donos do cão macho e da fêmea devem ter as suas expectativas e condições claramente indicado num contrato Ao mesmo tempo que têm em mente o bem-estar de ambos os caninos, também têm de pensar nos padrões da raça.

Como é que funciona um serviço de cobrição de cães?

Tudo deve ser planeado e discutido antes de recorrer a um serviço de criação de cães ou se pretender iniciar um negócio próprio.

Há também questões que se colocam antes de tomar qualquer decisão. O que esperar se for a primeira vez que cria um cão? Se for o dono da mãe, tem as instalações e a estabilidade financeira necessárias para sustentar uma cadela grávida e os seus cachorros?

Escolher o cão certo para um serviço de cobrição

Na reprodução, os cães acasalados devem ser seleccionados pela sua adequação um para o outro.

Se tiver uma cadela, escolha um garanhão que representa a sua própria raça .

Para os que têm pregos, selecionar uma barragem que cumprimentos Mas, como é que estas coisas são determinadas?

Uma das melhores maneiras de chamar a atenção dos criadores é através de exposições de cães ou eventos de desempenho, como competições de obediência ou agilidade. comercializar ou publicitar o seu cão.

Os garanhões que estiveram ou estão atualmente no lugar mais alto do pódio têm muitos criadores à sua procura.

Como normas de criação descritas pelo American Kennel Club (AKC): "Cães com características que permitem que a raça desempenhe o trabalho ou a função para a qual foi criada."

Os especialistas que pretendem criar descendentes campeões escolhem um garanhão que esteja em perfeitas condições físicas. Por isso, certifique-se de que o seu rapaz está bem tratado, é saudável e tem um bom desempenho dentro do ringue. Identifique o garanhão pontos fortes Mas nunca diga nada que engane os donos das barragens sobre as características do seu cão, porque está a pôr em risco a vida dos cachorros.

Os criadores sabem como indicar, de forma gentil mas firme, qual o cão que não é adequado para a acumulação e porquê.

Ver uma descendência existente também o ajudará a ter uma ideia aproximada do que esperar ao acasalar o seu cão com um potencial parceiro.

Veja só como estes dois Golden Retrievers estão entusiasmados com o seu acasalamento!

O seu garanhão é de qualidade reprodutora?

O seu serviço de garanhões não pode depender da sua própria popularidade. encontrar um equilíbrio Pode chegar um momento em que se veja sobrecarregado com proprietários de barragens, não tenha vergonha de dizer não a alguns deles e aumente os seus preços.

Os criadores de cadelas que pretendem seriamente procriar sabem normalmente o que é um valor razoável e o que não é. Basta ser inteligente ao alterar o preço ou o custo do seu serviço de procriação.

Outro fator que pode afetar a qualidade do esperma do seu garanhão é a frequência de reprodução .

A popularidade é óptima, uma vez que o acasalamento seria regular, mas certifique-se de que os cães que está a usar como garanhões são testados de poucos em poucos meses. Se forem detectadas quaisquer mudanças ou alterações no que diz respeito ao seu esperma, o próximo passo é determinar o que está a causar a mudança.

O facto de o garanhão procriar com mais frequência também pode afetar não só a qualidade do esperma, mas também o síndroma do garanhão popular.

Se os seus genes são comuns e estão em todo o lado, já não são considerados raros e belos.

A frequência recomendada para a recolha de esperma é dois a quatro dias antes da reprodução Isto ajudará a limpar o trato ejaculatório de qualquer esperma morto e melhorará a qualidade das futuras ejaculações.

O esperma de um garanhão pode ser recolhido diariamente durante 3-5 dias. Não se esqueça de dar dias de descanso ao seu garanhão para evitar que o seu esperma atinja níveis excecionalmente baixos que podem afetar os resultados da gravidez.

A localização e a raça da mãe podem ajudá-lo a basear a sua decisão de criar o seu garanhão para um equilíbrio reprodutivo.

O importante é ter a certeza de que o seu garanhão está acima da média como exemplo de raça antes de o oferecer para serviço de garanhão.

Exames de saúde necessários para um serviço de cobrição de cães

Uma mãe e um pai podem ser criados naturalmente ou através de inseminação artificial. Independentemente da opção utilizada, ambos os cães devem ser examinados.

Os proprietários devem apresentar certificados veterinários para provar que os seus cães estão em boa forma.

Para além das vacinas actualizadas, o garanhão deve fornecer uma gráfico genealógico de três gerações O proprietário da barragem poderá verificar o historial familiar do macho.

Um dos problemas de saúde de que os cães devem estar livres é a brucelose, uma infeção bacteriana que se transmite por contacto sexual e que pode causar esterilidade na cadela e no garanhão, podendo mesmo provocar o aborto dos cachorros. Os machos utilizados como garanhões devem ser testados para esta doença de 6 em 6 meses .

Existem também doenças genéticas específicas da raça, pelo que os testes também variam.

Se não tiver a certeza de quais os testes que têm de ser efectuados antes de passar pelo serviço de reprodutores, contacte o seu clube nacional da raça.

O que deve constar do contrato de serviço de padreação de cães

Um acordo escrito para um serviço de garanhão deve estabelecer todos os termos discutidos É fornecida pelo proprietário do garanhão e assinada por ambas as partes, se estiverem de acordo e puderem cumprir a sua parte do acordo.

Não se esqueça de o ler na íntegra e de guardar uma cópia para os seus registos. Mas o que deve incluir um contrato de serviço para garanhões?

Remuneração: Taxas de serviço de reprodutores de cães

O montante discutido aparece logo no início do contrato. Em troca do trabalho do garanhão e da garantia de gravidez da fêmea, o pagamento pode ser feito de várias formas. A taxa de reprodutor pode ser pago em numerário, o que custa cerca de 250 a 1.000 dólares Claro que isso dependeria do número de vezes que o garanhão se tornasse e produzisse campeões. Outros cobrariam o mesmo preço por um cachorro.

Para os proprietários de coudelarias que preferem ser pagos por ter o primeira escolha na ninhada da mãe Os criadores têm o objetivo de criar um cão mais saudável, mais forte e, em suma, melhor do que o cão atual que utilizam para reprodução.

Escolha o cachorro que parece promissor e não o mais novo da ninhada.

Não há nada de errado em optar por um cachorro em vez de dinheiro. É uma óptima maneira de construir um pacote impressionante Além disso, o papel da sua coudelaria será valorizado e promovido.

Os cachorros são como o CV canino da mãe e do pai do cão. Uma melhor linhagem significa um melhor CV, e recebe mais ofertas!

O que é que os proprietários das barragens pagam de taxa de maternidade?

Em troca do custo do serviço de cobrição do cão, a fêmea será criados por 2 a 3 vezes Assim, informações como as datas de reprodução, o local e o processo utilizado (reprodução natural ou inseminação artificial) devem constar do contrato.

Outra informação que deve constar do contrato é a data em que a seleção ocorre. Na maior parte das vezes, os reprodutores escolhem um cachorro na altura em que este está 7 semanas de idade . normalmente, antes de saírem de casa da mãe.

Tentativas e fracassos de reprodução num serviço de reprodutores caninos

Os proprietários do garanhão e da mãe devem discutir e chegar a acordo sobre o tempo que os dois cães ficarão juntos. O serviço vai para além do acasalamento, os proprietários do garanhão estão envolvidos em todo o processo. Devem também garantir a conceção e um determinado número de cachorros A fêmea é tratada e, se necessário, é-lhe dada assistência no processo de acasalamento.

Dependendo do local, a mãe é levada para a casa do reprodutor e permanecerá durante o período de reprodução. Discuta com o proprietário do reprodutor se uma taxa de embarque adicional tem de ser paga e deve ser indicada no contrato.

Se for a primeira vez que a sua cadela acasala, pode ser encorajado a ficar e ver como se faz.

Como a cadela é retirada do seu ambiente, a sua presença pode tranquilizá-la em cenários tão intimidantes, mas deve ter em consideração que o garanhão pode não funcionar se houver estranhos por perto.

Existe a possibilidade de as coisas não correrem como planeado, o que significa que os proprietários da barragem devem ser tranquilizados no contrato de que a barragem será cuidada. Os proprietários também devem discutir qual é o curso de ação se a cadela não ficar grávida.

Geralmente, há um prazo de pré-aviso de 65 a 70 dias Se o proprietário da barragem notificar o proprietário do garanhão de que não está grávida, mas este já não estiver disponível, é-lhe facultado um serviço de retorno de outro garanhão compatível. Se notificar fora desse período, o proprietário do garanhão pode recusar o serviço.

Se a reprodução falhar após o serviço de cobrição, o proprietário da fêmea não terá de pagar custos adicionais por um serviço de retorno na próxima vez que a mãe estiver na época.

Para que a gestação e o parto sejam bem sucedidos, os contratos de serviço do garanhão devem mencionar que é obrigação do proprietário do garanhão tratar da papelada O registo deve confirmar a hora e o local onde ocorreu o acasalamento e tem o nome do garanhão registado como pai da prole.

Logística e organização de um serviço de cobrição de cães

Para além da troca de serviços, um contrato deve incluir pormenores vitais, tais como

  • Endereços
  • Dados de contacto
  • Datas - hora e duração dos acasalamentos
  • Número de veterinários e peritos em reprodução

Outra informação que encontrará no contrato é restrições Significa que os cachorros não devem ser vendidos a alguém que os utilize para reprodução repetida, como os retalhistas comerciais.

O proprietário da barragem deve estar ciente de que os garanhões também podem ser pais de outros cachorros com outras fêmeas.

Para evitar a criação de uma ninhada que não possa ser registada num canil clube, as mães utilizadas para a reprodução não devem ter 8 anos ou mais. Os proprietários dos reprodutores podem solicitar ao historial de reprodução da fêmea para o garantir.

O contrato deve especificar o que constitui o acordo. Normalmente, é pelo menos um cachorro (vivo ou morto). E se apenas um descendência única é produzido, o proprietário da coudelaria oferecerá um serviço de devolução.

O que é necessário para iniciar um serviço de coudelaria

Agora que já abordámos outros factores importantes para um serviço de reprodutores, tais como um cão macho intacto, um contrato e resultados de testes de saúde, assegure uma casota para as mães visitantes, bem como uma trela e um açaime.

O seu tempo e atenção Deve estar disponível se os donos das barragens ou o novo dono dos cachorros do seu garanhão tiverem dúvidas. É melhor ter um cartão de visita e o proprietário das mães que utilizou o vosso serviço para as fornecer aos compradores dos cachorros.

Para além dos eventos de conformação, pode comercializar o seu cão para serviços de reprodutores em revistas, catálogos e classificados específicos da raça.

A publicidade online também é uma óptima opção. Consulte os dicionários de cães reprodutores onde outros proprietários de cães reprodutores promovem os seus cães, como o K9Stud, Breed Your Dog, Free Dog Listings e Terrific Pets. Também pode anunciar o seu cão para serviço de reprodutor nesses sites.

Quer seja a primeira vez que o garanhão ou a cadela experimentam o acasalamento, podem precisar da sua ajuda para o fazer. A reprodução não é tão fácil como parece. Os cães não podem ser simplesmente deixados no quintal ou num recinto fechado. Há alturas em que as fêmeas não aceitam muito bem que precisam de ser controladas com uma trela ou açaime.

4 semanas após o serviço efetivo, acompanhamento A cadela deve estar grávida e cerca de 9 semanas depois nascem os cachorros.

Em troca da documentação, o proprietário da barragem deve também fornecer-lhe uma cópia dos nomes e moradas de quem comprou os cachorros. Todas as informações relacionadas com a venda ou o realojamento dos cachorros encontram-se normalmente num Contrato para cachorros.

Pode assistir a este vídeo para obter dicas adicionais sobre o processo de reprodução durante o serviço de criação de cães:

Clareza e satisfação das expectativas

São muitas as variáveis que intervêm num serviço de cobrição de cães. O que é essencial é uma compreensão mútua entre as partes envolvidas, conforme indicado nos termos do contrato.

Afinal de contas, um acordo comercial habitual pode levar a uma parceria de criação se o proprietário da mãe e do pai estiverem em sintonia.

Não se esqueça de que, se não estiver interessado em lidar com o acasalamento em si, pode começar por pedir ajuda a um criador experiente, independentemente do dinheiro que ganharia com o serviço, não pôr em risco o bem-estar dos cães ou mesmo as suas gerações futuras.

Não seja demasiado conservador ou exigente. É difícil encontrar um companheiro para um cão que o complemente. Só tem de dar prioridade ao que é importante para o seu cão. melhoramento da raça .

Um exemplo de um contrato de serviço de padreador de cães

O formato deste modelo é apenas um exemplo. Alguns clubes de canis e proprietários adaptam-no especificamente à raça do seu cão.

É de notar também que um contrato só pode ser juridicamente vinculativo se for testemunhado.


Descarregar PDF Descarregar o documento


Se tem dicas e conselhos para os criadores de primeira viagem e para aqueles que querem entrar no negócio dos serviços de reprodutores de cães, escreva-os todos na caixa de comentários abaixo!