Sim. Os cães podem comer o girassol sementes A casca da semente de girassol pode ser muito perigosa para os cães, pois provoca diarreia e graves problemas gastrointestinais. As sementes por si só não são um problema, mas há coisas a considerar.

Mas não vou exagerar e vou explicar porque é que é melhor manter as sementes de girassol como uma guloseima saborosa e não fazer delas um hábito para o seu cão.

As sementes de girassol não são tóxicas para os cães

De acordo com um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Texas A&M, os cães que comem sementes de girassol apresentam uma melhoria temporária na sua pele e pelagem.

Para além disso, estas sementes têm um baixo teor de gordura saturada e são ricas em ferro, selénio e vitaminas E e B8. Podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e podem até tornar o seu cão mais feliz.

As sementes de girassol não têm efeitos secundários se respeitar estas três regras:

  • sem conchas porque são difíceis de digerir;
  • sem sal porque pode ser venenoso para os cães;
  • sem sabores , pois muitos são obtidos com ingredientes artificiais que podem prejudicar o seu cão.

Que quantidade de sementes de girassol lhes devemos dar?

Cada chávena (1,62 oz. / 46 gramas) de sementes de girassol tem 269 calorias Como orientação, não deve dar mais do que 10-20 sementes a um cão pequeno e 20-40 sementes a um cão grande, não mais do que uma vez por semana. Não parece muito, mas não o alimente mais. Utilize estas pequenas quantidades de sementes recomendadas para fazer biscoitos ou outras guloseimas saborosas.

Os girassóis não são apenas ricos em calorias, mas também em gorduras, e em excesso podem causar sérios problemas de saúde ao seu cão. As quantidades devem ser ainda mais reduzidas quando lhes dá óleo de semente de girassol ou manteiga de semente de girassol, uma vez que são ainda mais ricos em gorduras e calorias. Se tiver dúvidas sobre quantas calorias o seu cão precisa, pode usar esta fórmula fornecida pela Dra. Shea Cox:

Necessidades calóricas diárias = 30 x (peso do seu animal em quilogramas) + 70 .

Dica: Alguns cães são alérgicos a sementes de girassol, por isso deve verificar com 3-5 sementes antes de dar o seu petisco ao seu cão. No entanto, não se deve preocupar se ele for alérgico e não as puder comer, pois há muitas fontes alternativas mais saudáveis de vitamina E e ácidos gordos, como peixe, ovos, carne vermelha, sementes de linho ou óleo de coco.

Conclusão

Os cães podem comer sementes de girassol, mas os benefícios que lhes são inerentes não valem os riscos, pelo que não os alimentaria regularmente. Não há problema em dar-lhe algumas sementes de vez em quando, mas prefiro manter os meus cães com uma dieta equilibrada, em que a vitamina E e os ácidos gordos provêm de fontes mais seguras.

O que acha? O seu cão gosta de sementes de girassol? Deixe-nos um comentário e partilhe connosco a sua experiência com este alimento e os seus efeitos no seu cão.