Sim e Não Pequenos pedaços de pêssego fresco são seguros para o seu cão comer e contêm vitamina A e fibras, o que pode ser saudável. No entanto, também podem ser prejudiciais para o seu cão, uma vez que contêm amígdalas, conhecidas como caroço de pêssego, que provocam doenças estomacais e diarreia temporária no cão.

Neste artigo, vou explicar-lhe como alimentá-los com este fruto, sem pôr em perigo a saúde do seu cão.

Os pêssegos são um ótimo lanche, sendo saborosos e baixos em calorias ao mesmo tempo

Os pêssegos são saudáveis não só para os seres humanos, mas também para os cães. São ricos em minerais, fibras e vitaminas A e C, e podem ajudar a melhorar o pelo e a pele do seu cão. Este fruto é um ótimo suplemento se procura reforçar o sistema imunitário do seu cão, e acredita-se também que tem efeitos positivos no combate a infecções e na cicatrização de feridas.

Além disso, graças ao seu teor de fibras, os pêssegos também podem ajudar os intestinos do seu cão.

Outra vantagem dos pêssegos é que podem tornar-se um doce com menos calorias, pelo que podem ser úteis durante as sessões de treino, quando precisa de oferecer ao seu cão algumas recompensas motivadoras sempre que ele responde bem às suas ordens.

Nunca alimente o seu cão com caroços de pêssego

Os caroços dos pêssegos contêm cianeto e, mesmo que a quantidade contida num ou dois caroços não o mate, pode ser suficientemente elevada para prejudicar o seu cão.

Se suspeitar que o seu cão comeu caroços de pêssego, observe-o atentamente para detetar a tempo quaisquer sintomas de envenenamento:

  • dificuldade em respirar;
  • pupilas dilatadas;
  • tonturas;
  • baba excessiva;
  • ofegante.

Se notar algum destes sinais, leve o seu cão ao veterinário o mais rapidamente possível e explique as suas preocupações.

Estas boxes também são perigosas porque o seu cão pode achá-las divertidas e tentar brincar com uma. Os caroços de pêssego podem partir um dos dentes do seu cão ou, se ingerido por um cão pequeno, pode provocar um bloqueio intestinal.

Para evitar incidentes, mantenha todos os pêssegos e frutos semelhantes fora do alcance do seu cão e nunca deixe os caroços no caixote do lixo se o seu cão tiver acesso fácil a eles.

Como alimentar o seu cão com segurança com pêssegos

Tal como acontece com todos os frutos, lave bem os pêssegos antes de os dar ao seu cão Algumas pessoas preferem descascar os frutos para se certificarem de que não ingerem substâncias químicas por acidente, mas eu considero isto uma escolha pessoal e não uma obrigação.

Os pêssegos costumam mofar mais rapidamente do que outros frutos, por isso verifique bem antes de consumir e não consuma qualquer fruto que apresente sinais de bolor ou podridão. Estes organismos têm filamentos microscópicos que se espalham por todo o fruto, por isso não se sinta tentado a retirar a parte estragada e usar o resto, pois o que parece limpo pode já estar contaminado.

Os cães podem comer pêssegos em grandes quantidades?

Como qualquer guloseima, o pêssego pode fazer mal ao seu cão se for dado em excesso, por isso introduza este novo alimento gradualmente na dieta do seu cão. Comece com uma fatia fina, porque dar muito pêssego logo no início pode causar diarreia ao seu cão. Também verá efeitos semelhantes se lhe der muito pêssego de uma só vez, por isso não lhe dê mais do que algumas fatias por dia.

Para fazer as guloseimas, pode utilizar pêssegos frescos ou desidratados. Em ambos os casos, corte as fatias em pequenas porções - estas recompensas devem ter aproximadamente o tamanho de uma ervilha - para evitar dar-lhe demasiada fruta.

Se acha que utilizar pêssegos como guloseimas é uma boa ideia, mas não tem tempo para os preparar em casa, pode experimentar alguns produtos biológicos. Nunca utilizar pêssegos enlatados A maior parte deles está cheia de conservantes e tem um elevado teor de açúcar, gerado pelo xarope em que a fruta é conservada. Estes dois ingredientes vão fazer mal ao seu cão mais mal do que bem .

Os cães podem comer nectarinas?

As nectarinas e os pêssegos são quase idênticos, pelo que também não são perigosos para os cães. Todas as precauções a ter com os pêssegos devem também ser consideradas quando se trata de nectarinas. Os seus caroços são perigosos e podem envenenar o seu cão, enquanto que demasiada polpa pode causar diarreia.

Conclusão

Dar ao seu cão algumas fatias de pêssego é uma óptima ideia, uma vez que têm uma série de benefícios para o seu sistema imunitário e para o seu pelo. Penso que é uma boa ideia deixá-lo experimentar este delicioso fruto de vez em quando, especialmente se o utilizar como um petisco.

Gosta de pêssegos? Já alguma vez tentou oferecer alguns ao seu cão? Deixar um comentário abaixo e diga-nos que frutos usas para a mimar.