A resposta curta é sim, mas: os ossos de borrego são um dos tipos de ossos que os cães podem consumir, mas têm de ser suficientemente grandes para não caberem totalmente na boca do cão. O osso não deve ser cozinhado, pois tem a possibilidade de se partir em pedaços que o cão pode engolir, causando danos internos nesse caso.

Reuni algumas informações para o ajudar a tomar uma decisão informada.

Conteúdo & Navegação rápida

    Quais são os ossos certos para alimentar o seu cão?

    Os cães comem carne e ossos crus há milhares de anos e, de acordo com muitos veterinários, isso não deve mudar só porque o homem inventou os croquetes. O sistema digestivo de um cão é suficientemente forte para processar ossos e carne crus e, ao mesmo tempo, combate as bactérias que os acompanham.

    Pode alimentar o seu cão com qualquer tipo de carne que compraria para si, como frango, vaca, peru, porco e cordeiro No entanto, não se esqueça de evitar ossos de porco Os ossos pesados dos herbívoros maiores, porque são difíceis de partir e podem ferir o seu cão.

    Para evitar este tipo de incidentes, deve ter em conta o tamanho do seu cão quando lhe dá um osso. Escolha ossos que não caibam totalmente na boca do seu cão, porque engolir o osso inteiro pode matá-lo. E vigie-o sempre que ele estiver a mastigar o osso, como faz normalmente quando lhe dá de comer, só para prevenir.

    Repare que todos os especialistas afirmam que os cães devem comer apenas ossos crus Os ossos cozinhados podem causar graves problemas de saúde, podendo mesmo matar um cão, especialmente os que provêm do borrego e do frango. Por isso, nunca deixe o seu cão ter livre acesso aos restos do jantar.

    Como alimentar o seu cão com ossos de forma segura

    A FDA manifestou sérias preocupações relativamente à alimentação de cães com alimentos crus, uma vez que estes podem transportar bactérias e contaminar o seu cão e a sua família.

    Por isso, preste atenção quando compra e prepara os ossos crus do seu cão:

    • comprar apenas produtos frescos, de preferência de um talho local;
    • congelar os ossos em porções individuais para matar quaisquer bactérias potenciais;
    • retire o osso do seu cão após 30-45 minutos de mastigação - nunca deixe o seu cão mastigar um osso que tenha estado à temperatura ambiente durante demasiado tempo;
    • lave e higienize sempre todos os utensílios de cozinha que utiliza para preparar os alimentos crus do seu cão;
    • limpar todas as superfícies que tenham estado em contacto com ossos crus.

    Benefícios para a saúde de alimentar o seu cão com ossos crus

    De acordo com o Dr. Peter Dobias, um médico veterinário com mais de 20 anos de experiência prática, quando alimentado em quantidades limitadas ossos crus proporcionam alguns benefícios (só devem constituir um máximo de 10% da dieta do seu cão):

    • ajudam a manter os dentes e os maxilares limpos e fortes;
    • são uma boa fonte de cálcio e de fósforo;
    • podem prevenir o inchaço e os problemas da glândula anal.

    Para compreender melhor porque é que os cães podem comer alimentos crus, incluindo ossos, ver este vídeo da Dra. Karen Becker .

    Quais são os riscos de alimentar o seu cão com ossos?

    Nem todos os especialistas são tão positivos em relação à alimentação de cães com ossos. Alguns deles são, de facto, totalmente contra, independentemente da idade, tamanho ou raça do seu cão. No Petmd, pode encontrar alguns argumentos interessantes que defendem que os ossos podem prejudicar a saúde do seu cão:

    • podem partir os dentes do seu cão;
    • existe o risco de asfixia, se o osso for demasiado pequeno e fácil de engolir;
    • podem causar pancreatite ou obstipação;
    • podem lascar-se e perfurar o estômago ou os intestinos do cão.

    A medicina baseada na ciência também afirma que não há razão para arriscar a saúde do seu cão com ossos, uma vez que a comida para cães já fornece todas as vitaminas e minerais de que um cão necessita para se manter saudável e em perfeita forma. mais mal do que bem Por isso, não dê ossos crus ao seu cão se:

    • ela teve problemas dentários e tem coroas dentárias ou trabalhos semelhantes;
    • sofre de obstipação periódica;
    • ela tem tendência para a pancreatite (nesse caso, deve discutir as opções e a dieta com um veterinário);
    • ela tende a comer em grandes bocados.

    E os ossos de borrego?

    O borrego é uma boa escolha para completar a alimentação do seu cão, pois é rico em ácidos Ómega 3, tem propriedades anti-inflamatórias e é considerado uma das carnes mais hipoalergénicas. No entanto, não alimente o seu cão apenas com borrego, pois ele precisa de ter uma dieta equilibrada com vários tipos de alimentos. Dê-lhe borrego no máximo duas vezes por semana, pois tem um elevado teor de gordura.

    No que diz respeito aos ossos, algumas partes do corpo do borrego são melhores do que outras. As costelas de borrego cruas, as abas e os ossos da cauda são recomendados para os dentes do seu cão O seu cão não deve receber mais do que um ou dois ossos por semana para evitar a obstipação.

    Conclusão

    Então, os cães podem comer ossos de borrego? Parece que sim, desde que estejam de boa saúde. Mas, no fim de contas, você sabe melhor do que ninguém se o seu cão pode comer alimentos crus, uma vez que isso depende inteiramente dos seus hábitos alimentares e condições médicas.

    Deixe um comentário e diga-nos que comida dá ao seu cão e como escolhe o que lhe dá.