O Chinese Crested é uma raça de cão pequena e sem pelo, também conhecida como Crestie. Embora o nome possa sugerir o contrário, a origem desta raça de cão é mais provável que seja de África do que da China. É uma raça de cão pequena com cerca de 11 a 13 polegadas de altura, pesando entre 5 a 12 libras.

O Crested chinês é a prova viva de que não se deve julgar um livro pela capa. Também chamado de Crested, é mais do que apenas o estereótipo do "cão feio".

Por detrás da aparência inconfundível de cada Crested está uma leal e carinhoso animal de estimação que se contenta em ficar ao seu colo o dia todo.

Aqui estão 10 coisas que o ajudarão a conhecer esta raça inteligente e amigável.

1. Os Cresteds Chineses dominam o Concurso do Cão Mais Feio do Mundo.

Os Cresteds Chineses ganharam o Concurso do Cão Mais Feio do Mundo por 9 vezes desde 2002. Sam, um Crested cego, desdentado e sem pelo, foi o vencedor durante três anos, de 2003 a 2005.

Os seus aspeto único Outro vencedor, chamado Rascal, tornou-se suficientemente popular para aparecer em filmes e talk shows.

Qual é o aspeto de um crested chinês?

A aparência do Crested distingue-o definitivamente dos seus pares. Estes cães têm cabeças em forma de cunha, focinhos compridos e orelhas erectas O nome da raça deve-se ao pelo comprido e esvoaçante que tem na cabeça (chamado crista).

O patas mais compridas Os pés do Chinese Crested são frequentemente descritos como "semelhantes a uma lebre", em comparação com os pés ovais da maioria dos cães.

Estes cães permanecem pequenos mesmo quando adultos, como já foi referido, atingem apenas até 11 a 13 polegadas (27 a 33 cm) de altura e pesando 5 a 12 libras (2 a 5 kg) quando param de crescer e são frequentemente descritos como tendo uma "elegância de ossos finos".

Cresteds sem pelo e Powderpuff Cresteds: qual é a diferença?

Nem todos os Cresteds Chineses se parecem com o que seria de esperar. Existem atualmente duas variedades reconhecidas da raça: o Sem pelo e o Pó de arroz .

A variedade sem pelo é a que vemos frequentemente nos meios de comunicação social. Estes cães têm tufos de pelo na cabeça, tornozelos e cauda e pele suave e macia Muitas vezes descrita como semelhante à dos humanos, a pele tem cores que vão da carne ao preto e pode ter manchas ou marcas brancas.

Os verdadeiros Cresteds sem pelo têm muito pouco ou nenhum pelo no corpo, mas outros são capazes de deixar crescer uma camada quase completa de pelo se não forem tratados. Cresteds chineses "com pelo e sem pelo .

O Powderpuff Chinese Crested (Puff), por outro lado, tem pelo sedoso e esvoaçante em todo o corpo Ao contrário da maioria das raças caninas, este pelo duplo é único, porque o subpêlo é muito mais curto do que o pelo comprido.

Quer sejam sem pelo ou Powderpuff, os Cresteds existem numa grande variedade de cores, desde tons claros como damasco, palomino e creme até tons mais escuros como chocolate, preto e azul.

2) O crested chinês é frequentemente designado por cão "velcro".

Se está à procura de um companheiro de carícias canino Os Puffs têm a reputação de serem um pouco mais independentes em comparação com os seus irmãos sem pelo, mas, mesmo assim, vão adorar ficar ao seu lado durante todo o dia.

Estes cães afectuosos não hesitarão em enroscar-se ao seu lado na cama e terão todo o gosto em absorvem toda a atenção que lhes é dada Os Cresteds Chineses usam os dedos dos pés para se agarrarem a si e não se surpreenda se o seu cão usar as patas para se agarrar ao seu pescoço quando o pega ao colo.

Os Cresteds são intensamente social, Também são propensos à ansiedade de separação, pelo que não é aconselhável deixá-los sozinhos durante longos períodos de tempo.

Estes cães adoram fazer os seus donos felizes com as suas formas lúdicas e divertidas Muitos deles são frequentemente descritos como "felinos" porque gostam de se empoleirar em sítios altos, como as costas do sofá.

Amigável com as crianças e até com outros animais de estimação, o crested chinês não costuma ser agressivo. No entanto, as brincadeiras com crianças pequenas e em idade pré-escolar devem ser supervisionadas, pois podem magoar acidentalmente a estrutura frágil do crested.

3) A maioria dos Cresteds Chineses é vista, não ouvida.

O Crested Chinês não é um cão estridente. Estes caninos tendem a ser silenciosos em casa Mas não hesitará em ladrar para o alertar de potenciais intrusos.

Também têm um uivo caraterístico Se for sensível a sons agudos, pode treinar este comportamento no seu Crested.

Ouve este adorável Powderpuff a responder ao seu dono:

Com os seus instintos naturais de guarda, os Cresteds Chineses são bons cães de guarda, apesar do seu pequeno tamanho.

4. estes cães são artistas de fuga inteligentes.

O Crested chinês não deixa que o seu pequeno corpo limite as suas actividades. As alturas não perturbam este cão, quer se trate de trepar uma vedação ou de saltar de uma mesa. Alguns Cresteds são mesmo escavadores experientes O animal é um animal de estimação, que passa por baixo das vedações para explorar o seu ambiente.

Apesar da sua proeza como artista de fugas, o crested chinês não é um cão com muita energia. Trinta minutos de exercício moderado por dia Este nível médio de energia faz com que o cão seja um ótimo animal de estimação para pessoas com dificuldades de locomoção e para os idosos.

Passeios diários rápidos e sessões de brincadeira são boas formas de dar ao seu crested o exercício e o tempo de convívio de que ele precisa. Certifique-se de que o mantém preso à trela quando está no exterior; o seu elevada predação fá-lo-á perseguir pequenos animais que se aproximem demasiado.

Este cão ficará satisfeito por gastar a sua energia dentro de casa, por isso é perfeitamente confortável nos apartamentos e outros espaços pequenos.

E não se surpreenda se o seu Chinese Crested quase não calça nada depois de estar ativo todo o dia. Ao contrário de outras raças, estes cães arrefecem suar a camisa t.

Não se esqueça de passar protetor solar

Embora sejam cães de interior, os Cresteds adoram brincar e correr no exterior. Infelizmente, têm pele sensível que podem facilmente ficar queimadas pelo sol.

Certifique-se de que o seu animal de estimação não regressa a casa com dores aplicar uma camada de protetor solar Também pode usar camisas e outras roupas de proteção para manter a pele do seu crested a salvo dos raios solares nocivos.

5. os Cresteds adoram aprender novos truques.

O crista chinês inteligência e curiosidade natural Além disso, o seu cão vai adorar passar tempo consigo, pelo que vai gostar de sessões de treino individuais.

Apesar da sua vontade de agradar, esta raça é conhecida pela sua sensibilidade Lembre-se de ser paciente e consistente quando estiver a ensinar truques ou comandos ao seu crested, pois o seu cão detectará mudanças no seu tom ou atitude.

Reforço positivo Não exagere, pois como todas as raças pequenas, o Crested tem tendência para a obesidade.

Há quem diga que o crista chinês é difícil de domesticar, mas um treino firme e muitos elogios ajudarão muito a corrigir o mau comportamento do seu animal de estimação.

A sua natureza naturalmente afectuosa e a sua capacidade de treino fazem dela uma raça excelente cão de terapia especialmente para os idosos.

O crested chinês em exposições caninas

Este cão é um participante regular não só em concursos de cães feios, mas também em exposições caninas em todo o mundo. obediência e em desportos de competição como o agility e o flyball.

Os Cresteds Chineses também podem exercitar a sua capacidade de caça e fazer um percurso de atração com os seus donos.

6) O crista chinês precisa de muito carinho.

Todos os cães precisam de amor, mas cuidar do crista chinês exige um pouco mais de tempo e esforço.

O crested precisa de ser alimentado apenas ¼ a 1 chávena de alimento de alta qualidade para cães Dividir esta quantidade em duas refeições assegura que o seu cão desenvolve hábitos alimentares saudáveis.

Esta raça ganha peso facilmente No entanto, certifique-se de que respeita a ingestão diária recomendada e não dê muitos petiscos.

Cuidados com o crista chinês

Tanto a variedade sem pelo como a Powderpuff necessitam de um banho todas as semanas ou duas Os banhos também ajudam a manter o pelo comprido do Powderpuff em excelentes condições.

Se é proprietário de um Puff, a maior parte do seu tempo será dedicado aos cuidados com o animal. Escovar o pelo do seu Powderpuff diariamente A boa notícia é que o pelo do Puff é fácil de escovar porque o sobrepêlo é mais comprido do que o subpêlo.

O pelo do Puff pode ficar bastante comprido, pelo que poderá querer aparar o pelo do seu cão de vez em quando para facilitar os cuidados. Dê ao seu Powderpuff de crista chinês um corte de pónei aparando o corpo e deixando o pelo comprido na cabeça, cauda e partes inferiores das pernas.

Dicas sobre cuidados com a pele do crista chinês sem pelo

A variedade sem pelo não precisa de muitos cuidados, mas a sua pele exposta necessita de muitos cuidados.

Depois de dar banho ao seu crested sem pelo, use um produto de limpeza suave na sua pele e, em seguida, com uma camada de loção hipoalergénica Tenha cuidado ao escolher uma loção para o seu crested chinês, pois muitos têm alergia à lanolina.

Evitar apertar borbulhas ou pontos negros Pode manter a acne afastada lavando regularmente a roupa do seu Chinese Crested com um detergente suave.

Como já referi, o protetor solar proporciona uma proteção essencial para a pele sensível do seu crested sem pelo. Se o seu pequeno amigo se queimar com o sol, um banho de aveia ou de aloé vera fará maravilhas para acalmar a dor.

Colocar fita adesiva nas orelhas do seu crested chinês

Outra coisa que pode querer fazer com o seu crested, especialmente se estiver a planear inscrevê-lo numa exposição canina, é tapando as orelhas O estalão da raça AKC exige que os Cresteds Chineses sem pelo tenham orelhas de pé A melhor maneira de manter as orelhas erectas é com fita adesiva.

O procedimento é relativamente indolor para o seu cão se for efectuado corretamente e suficientemente cedo. Muitos criadores terão iniciado o processo mesmo antes de os cachorros de crista chinês irem para os seus donos.

Aqui está um guia rápido passo-a-passo para tapar as orelhas do seu crested chinês.

  1. Raspe as orelhas do seu cão para facilitar a remoção da fita adesiva quando necessário. Certifique-se de que apara os pêlos no interior e exterior de cada orelha. As orelhas devem ficar completamente carecas.
  2. Utilize um produto de limpeza suave para remover a cera e a sujidade dos ouvidos, de modo a evitar que as bactérias se reproduzam nos ouvidos depois de fechados.
  3. Corte duas tiras de fita adesiva hipoalergénica e respirável, com o comprimento necessário para caber nas orelhas do seu cachorro. Coloque uma tira no interior de cada orelha sem cobrir o canal auditivo.
  4. Corte duas tiras mais compridas de fita adesiva e enrole uma tira à volta da base de cada orelha, tendo o cuidado de não apertar demasiado. No final do processo, o seu crested deverá parecer ter dois pequenos chifres a sair da cabeça.

Deixar as tiras durante não mais de 3 dias consecutivos Deixe as orelhas do seu cachorro respirar durante alguns dias entre as sessões de aplicação de fita adesiva até que as orelhas se levantem por si próprias.

7) O crested chinês é menos suscetível de o fazer espirrar.

Quer sejam sem pelo ou Powderpuff, os Cresteds não perdem cabelo ou perdem pouco cabelo São os cães perfeitos para si se for sensível ao pelo.

Pode tornar o seu animal de estimação ainda mais amigo das alergias através de banhos e escovagens frequentes Manter o pelo limpo e escová-lo frequentemente reduz o pelo solto e evita o agravamento das proteínas do pelo.

Entre os banhos, limpe a pele e o pelo do seu cão com um pano húmido, especialmente se o seu crested tiver brincado no exterior.

8) Dependendo da variedade que possui, o seu crested chinês pode ter maus dentes.

Todos os Cresteds têm um boca primitiva - ou seja, a maior parte dos seus dentes têm pontas pontiagudas - mas os cães sem pelo de crista chinesa são os que mais se destacam no que respeita aos dentes.

Propensos a uma dentição deficiente, estes caninos podem ter dentes em falta ou apinhados A cárie dentária e a doença das gengivas também são mais comuns, pelo que os donos de Cresteds sem pelo devem prestar especial atenção aos cuidados dentários dos seus animais de estimação. (É claro que o Puffs também beneficiará destas dicas).

Escovar os dentes e as gengivas do seu crested 2 a 3 vezes por semana Certifique-se de que utiliza uma pasta dentífrica segura para cães, que pode ser adquirida no veterinário ou numa loja de artigos para animais.

Se o seu cão não gosta de ter os dentes escovados, pode dar-lhe guloseimas dentárias. As guloseimas dentárias, como as mastigações de pele crua, funcionam muito bem na remoção do tártaro da superfície dos dentes e ajudam a manter o hálito fresco.

Também pode proteger os dentes do seu crested dando-lhe uma variedade de comida de cão mais macia e escamosa A ração dura pode acabar por partir os dentes sensíveis do seu cão.

Potenciais problemas de saúde nos Cresteds Chineses

Para além de uma dentição deficiente, estes cães estão também predispostos a algumas doenças genéticas. Os problemas oculares, incluindo a atrofia progressiva da retina, a luxação primária do cristalino e o glaucoma, ocorrem frequentemente nesta raça. Estas doenças oculares podem ser suficientemente graves para causar cegueira.

As alergias e outras doenças de pele também afectam a maioria dos Cresteds Chineses. Devido à natureza sensível da pele do Crested, o protetor solar é uma necessidade quando se passa tempo ao ar livre.

Este cão é muito intolerante ao frio Por isso, certifique-se de que agasalha o seu crested com uma camisola ou casaco no inverno. No entanto, mantenha-o afastado da lã, uma vez que muitos destes cães são alérgicos a este material.

Muitos Powderpuff Chinese Cresteds são afectados por epilepsia As convulsões têm várias causas, mas o problema é muitas vezes hereditário. O seu veterinário receitará normalmente medicação para manter as convulsões sob controlo.

Exceto no caso de doenças genéticas, os Cresteds Chineses têm uma esperança de vida de 13 a 15 anos .

9) O crista chinês viajou por todo o mundo.

Considerado um raça antiga O crista chinês pode ter a sua origem nos cães sem pelo africanos que foram trazidos para a China pelos marinheiros.

Os Cresteds gozavam de imensa popularidade na China, não só como apanhadores de ratos em navios comerciais mas também como cães de companhia, graças ao temperamento afetuoso da raça. Trabalhavam como guardiães dos templos e das cozinhas no palácio, sobretudo durante a dinastia Han.

Como pilar dos navios chineses, a raça viajou por todo o mundo, chegando a costas tão distantes como África do Sul, Turquia e Egipto Com os Cresteds a serem comercializados pelos marinheiros em várias cidades portuárias, surgiram versões locais destes cães em todos os locais que visitavam. Os exploradores europeus chegaram a registar avistamentos de cães do tipo Crested na América Central e do Sul.

Em meados do século XIX, o Crested chinês chegou à Europa, aparecendo em pinturas e exposições. Os Cresteds fizeram a sua Estreia nos EUA na década de 1880 e entrou para o Stud Book da AKC apenas em 1991.

10. os chineses pensavam que o cristao tinha poderes mágicos de cura.

Os Cresteds chineses podem ter sido cães de terapia na China antiga. Tal como os seus antepassados africanos, os Cresteds sem pelo são conhecidos pela sua capacidade de emissão de calor Os chineses utilizavam estes cães como almofadas térmicas vivas e aquecedores de cama que proporcionavam alívio e conforto para as dores crónicas.

Onde posso comprar cachorros de crista chinês?

A melhor maneira de se certificar de que obtém um cachorro saudável sem pelo ou com crista pulverulenta é através de um criador de renome. Os bons criadores de cristais chineses fazem os exames necessários para excluir potenciais problemas de saúde e serão capazes de certificados de saúde actuais .

Estes criadores são filiados no American Chinese Crested Club:

    Em comparação, a adoção de um Crested pode custar-lhe cerca de $300 que cobre as despesas de assistência antes da adoção.

    Cachorros com crista chinês que vai adorar

    O Crested transmite a sua natureza doce e brincalhona a muitas raças cruzadas de Crested Chinês atualmente.

    Mistura de crista chinês e beagle

    fonte

    Chamado Beagle de Crista, este pequeno híbrido tem frequentemente o padrão de cor e os olhos redondos do Beagle e o temperamento descontraído do Crista Chinês.

    Mistura de crista chinês e teckel

    As misturas Crested-Dachshund, denominadas Crestoxies, são pequenos cães corajosos que demonstram a obstinação dos seus progenitores Dachshund.

    Mistura de crista chinês e Jack Russell Terrier

    fonte

    Sendo o híbrido de raças brincalhonas, o Jack da China precisa de, pelo menos, 45 minutos de exercício diário e tem uma grande predisposição para a caça.

    Mistura de crista chinês e pequinês

    fonte

    O Crested Peke é extremamente afetuoso e adorará ficar ao seu lado durante todo o dia, uma vez que ambas as raças parentais são conhecidas pela sua natureza pegajosa.

    Cresteds chineses: o bom e o mau

    Esta raça pequena e discreta é muito apreciada. Os Cresteds são cães de companhia fiéis que estão sempre prontos para um mimo. Estão sempre à procura de formas de agradar e entreter os seus donos. Além disso, os seus pelo com pouco pelo torna-os ideais para as pessoas que sofrem de alergias.

    No entanto, o Crested pode sofrer de ansiedade de separação As variedades sem pelo precisam de muitos cuidados com a pele, enquanto os Puffs têm um pelo que precisa de ser escovado diariamente.

    Se tem um crista chinês, fale-nos dele nos comentários!