Os Rottweilers são cães com má reputação, mas a maior parte do que as pessoas pensam que sabem sobre eles é parcial ou completamente falso.

Neste artigo, apresento-lhe 10 dos equívocos mais comuns sobre os Rottweilers e qual é a verdade por detrás deles.

Fotos de Rottweilers

Navegação rápida

1. os Rottweilers são agressivos

Os Rottweilers são cães de médio-grande porte, com corpos maciços e poderosos. Nem todos os donos compreendem a natureza destes cães fortes, pelo que, por vezes, incentivam práticas de criação irresponsáveis e um treino inadequado. Como consequência, alguns Rottweilers podem ser agressivos.

No entanto: não há provas científicas que sustentem que os Rottweilers sejam uma raça cruel Os machos têm 61-69 cm de altura e pesam entre 43-59 kg, enquanto as fêmeas têm 56-63 cm de altura e pesam entre 38-52 kg.

2) Não se pode treinar um Rottweiler

Com uma história que remonta a 2000 anos atrás, os Rottweilers têm sido cães de trabalho, primeiro utilizados como cães de gado, depois para a caça ao urso e para puxar pequenas carroças. Atualmente, trabalham como cães de serviço e, em alguns países, são treinados para participar em acções militares e policiais.

São cães inteligentes e obedientes, que respondem bem ao treino. Para além do domesticação, se introduzir o treino de obediência numa idade precoce, terá um ótimo cão de família sempre pronto a seguir ordens e a respeitar regras .

3. estes cães atacam crianças

Em mais de 87% dos casos, os ataques acontecem porque a criança não foi supervisionada. As crianças não sabem como se comportar com os animais, por isso deixá-las sozinhas com um cão grande e musculado nunca é uma boa ideia, independentemente da raça.

Todos os cães podem atacar crianças pequenas, desde os American Pit Bull Terriers aos Pastores Alemães, passando pelos Chihuahuas. Mas como algumas raças de cães têm má reputação, a notícia de um Rottweiler a atacar uma criança espalha-se mais rapidamente. Os Rottweilers não são perigosos para as crianças A verdade é que estes cães são carinhosos e protectores, e são excelentes cães de guarda.

4. têm um temperamento imprevisível

Esta é parcialmente verdadeira, porque o temperamento de um cão é frequentemente determinado pelos seus pais. Geralmente, estes cães devem ser treináveis e leais às suas famílias, se o criador utilizar cães com bom temperamento para ter novos cachorros.

Como os Rottweilers são uma raça dominante, que leva a guarda a sério, a socialização precoce é uma obrigação. Um Rottweiler que sabe como se comportar com animais ou humanos estrangeiros raramente faz coisas imprevisíveis .

5) Os Rottweilers não podem viver com outros animais

Isto é falso. Qualquer Rottweiler pode ser treinado para partilhar um lar No entanto, deve ter em conta alguns aspectos antes de levar um gato para casa do seu cão adulto de qualquer raça:

  • os cães precisam de aprender desde cedo a viver com outros animais;

  • os pequenos animais podem ser vistos como presas, se o seu cão viveu sempre sozinho;

  • os cães machos que vivem juntos devem ser castrados, para evitar problemas territoriais.

6) Os Rottweilers não se desprendem

Por muito que eu gostasse que fosse verdade, esta é mais uma informação falsa. Os Rottweilers têm uma dupla coxa e derramado principalmente na primavera e no outono, No entanto, o pelo do cão vai ser uma presença constante na sua casa durante todo o ano.

Pode reduzir a quantidade de pelo escovando o seu cão uma ou duas vezes por semana, utilizando uma escova. Comece por escovar a partir da cabeça e vá em direção à cauda, sempre no sentido em que o pelo cresce.

7) Estes cães voltam-se contra os seus donos

A lealdade dos Rottweilers faz deles a 9ª raça mais popular nos EUA, de acordo com o American Kennel Club. Não há razão para acreditar que eles atacariam os seus donos Na verdade, são extremamente protectores das suas famílias.

No entanto, qualquer cão ataca quando alguém lhe bate ou magoa, por isso nunca use castigos físicos no seu cão para fins de treino. Um Rottweiler que tenha medo do dono desenvolve problemas de comportamento, incluindo agressividade. O reforço positivo é o melhor método para treinar o seu cão.

8. os Rottweilers são cães de exterior

Graças ao seu pelo espesso, os Rottweilers podem suportar temperaturas bastante baixas, mas isso não significa que devam ser abandonados no exterior, especialmente durante as noites frias de inverno.

Estes cães adoram estar perto de humanos. Isolar o seu Rottweiler só lhe vai causar ansiedade de separação, depressão e comportamento destrutivo. Deixe o seu cão correr livremente no quintal, leve-o a dar longos passeios e certifique-se de que ele faz muito exercício. Mas, no final destas actividades, traga o seu cão para dentro de casa, onde ele pode passar algum tempo com a sua família.

9. é ilegal ter um Rottweiler

A maior parte dos países do mundo permite-lhe ter um Rottweiler, mas terá de lidar com restrições e legislação específica . Nalgumas cidades dos EUA os Rottweilers são proibidos, enquanto alguns Estados têm regulamentos rígidos relativamente à criação ou posse destes cães.

Os criadores são os únicos que podem fornecer informações exactas sobre todas as leis existentes na sua área. Pode encontrar um criador de renome verificando:

  • qualquer Rottweiler Club registado no The Kennel Club;

  • o Rottweiler Club do Canadá.

10) Um Rottweiler deve ter a cauda cortada

As caudas dos Rottweilers são cortadas desde o século XIX, quando a sua popularidade começou a crescer na Alemanha. Nos EUA, este hábito deu origem ao padrão da raça, que pede que a cauda seja "cortada curta, junto ao corpo".

Esta prática tem sido considerada pouco ética nos últimos tempos, tal como na maioria dos países europeus, as normas mudaram e permitem a sua cauda num estado natural Por isso, é muito provável que as coisas mudem também nos EUA e no Reino Unido.

Conclusão

Cada cão é diferente, por isso nenhum Rottweiler deve ser julgado pelo que outro cão fez ou pelo que as pessoas pensam. A maioria destes cães não é agressiva e nenhum Rottweiler vai atacá-lo sem mais nem menos. De facto, podem ser treinados para obedecer e podem mesmo ser utilizados como cães sociais ou em trabalho policial, o que os torna bons companheiros.

O que pensa sobre esta raça? Tem alguma experiência com Rottweilers ou gostaria de ter um cão assim? Deixe-nos saber num comentário abaixo.