A esterilização de cães é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de ambos os testículos e resulta na esterilização do cão macho. Este procedimento também é chamado de castração, e irá parar a capacidade de reprodução do cão. A esterilização do seu cão tem algumas vantagens para a saúde em termos de redução de possíveis doenças genitais como a hiperplasia prostática.

Continue a ler e obtenha todos os factos e informações sobre estes procedimentos.

A diferença: O que são a esterilização e a castração?

Uma fêmea e um macho de Shetland

Neutralização , também designado por castração , é um procedimento explicitamente efectuado em cães machos É um termo comum para descrever a cirurgia em que ambos os testículos são extraídos para esterilizar ou impedir um macho de se reproduzir.

Existem procedimentos alternativos, mas não muito comuns, como a vasectomia, em que os tubos que transportam os espermatozóides dos testículos são cortados.

Castração é um termo utilizado em cães fêmeas onde os seus órgãos reprodutores são removidos, eliminando o seu ciclo e cessando a capacidade de engravidar. ovariohisterectomia se o útero e os ovários forem removidos, ou ovariectomia se forem só os ovários.

Por que razão deve esterilizar o seu cão?

A maior parte das pessoas sabe que os abrigos estão cheios de animais de estimação indesejados, desde ninhadas a adultos. Por isso, esterilizar o seu cão ajudará a controlar os cachorros não planeados e os vadios.

Estaria literalmente a salvar vidas ao evitar que os animais de estimação que não são adoptados ou realojados sejam submetidos a eutanásia. Além disso, castrar ou esterilizar o seu cão pode reduzir as hipóteses de ele vir a ter problemas de saúde específicos. Pode também ajudar a resolver alguns problemas comportamentais.

Vantagens da esterilização ou castração de cães

Estes procedimentos são conhecidos por beneficiarem a saúde dos caninos.

Se tiver uma cadela, a esterilização pode prevenir ela não pode ficar potencialmente questões que põem em risco a vida como a piometria ou o cancro da mama.

Para os donos de cães machos, a esterilização ou a castração reduz o risco de prostatite e de aumento da próstata devido à idade avançada, eliminando também o risco de cancro dos testículos, que é comum em cães não esterilizados ou intactos.

Potenciais desvantagens da esterilização do seu cão

Existem problemas de saúde específicos, tais como doenças ortopédicas e prostática cancro que são um pouco comuns em caninos castrados ou esterilizados.

Outros problemas de saúde potenciais da esterilização incluem metabolismo reduzido A obesidade, tanto nos cães intactos como nos esterilizados, deve-se frequentemente à falta de exercício e a uma alimentação excessiva ou livre.

No caso de cachorros de raças grandes, a esterilização antes de os ossos estarem completamente desenvolvidos tem sido associada a um maior risco de lesões no joelho (rotura do ligamento cruzado).

Mesmo que remova os órgãos reprodutores do seu animal de estimação, isso não causará uma mudança de personalidade, inteligência, instintos, afeto, guarda, bem como brincadeira.

E, apesar de todos esses contras, os prós da esterilização de cães são maiores, pois é a melhor opção para os longevidade e saúde geral do seu animal de estimação.

Qual é a melhor idade para esterilizar ou castrar o seu cão

Cachorro Husky Siberiano de 6 meses

Antes de tomar qualquer decisão, fale com o seu veterinário de confiança, uma vez que há factores que influenciam grandemente o momento da esterilização.

Embora a idade tradicional para esterilizar ou castrar cães seja cerca de 6 meses Alguns abrigos ou clínicas podem fazê-lo com segurança a um cachorro com apenas oito semanas a dois meses de idade.

Para a esterilização, o veterinário recomenda normalmente que seja efectuada antes do primeiro ciclo de cio da cadela, que ocorre por volta dos 5 a 10 meses de idade.

Os veterinários têm de fazer um check-up completo ao seu animal de estimação para se certificarem de que ele não tem problemas de saúde existentes Esteja preparado para fornecer todas as informações sobre o historial médico do seu animal e se o seu amigo peludo está a tomar algum medicamento.

O raça do canino também pode fazer a diferença, uma vez que as raças pequenas ou de tamanho normal amadurecem mais rapidamente do que as raças grandes ou gigantes.

Além disso, os machos pequenos e médios são castrados mais cedo do que os de raças maiores. O veterinário pode aconselhá-lo a esperar até que o seu o cachorro gigante tem pelo menos um ano de idade ou mais velhos antes de serem operados.

Uma raça pequena (Chihuahua) e uma raça gigante (Great Dane)

É preciso ter em conta o situação de vida Se só tiver um cão em casa, a urgência de o esterilizar ou esterilizar é muito menor.

Mas se tiver muitos caninos em casa, como adotar um macho e uma fêmea da mesma ninhada, então deve castrá-los e esterilizá-los mais cedo, especialmente antes de a fêmea entrar no cio.

Os cães adultos também podem ser castrados, mas o risco de complicações pós-operatórias é ligeiramente superior nos cães mais velhos, com mais problemas de saúde ou com excesso de peso.

Equívocos comuns sobre os procedimentos de esterilização ou esterilização

Uma das crenças populares relacionadas com a castração ou esterilização é a de que os cães esterilizados engordam, o que não é verdade. Os caninos necessitarão de menos calorias (cerca de 20%) após a cirurgia. Por isso, ajustar a sua dieta e manter-se ativo evitará o aumento excessivo de peso.

Outra crença errada é que a remoção dos órgãos reprodutores de um cão mudaria sua personalidade, o que também não é verdade, e a cirurgia não mudaria muito seu comportamento.

Embora não se verifique em todos os cães castrados, o procedimento pode diminuir ou eliminar comportamentos indesejáveis Mas não terá um impacto significativo.

Por isso, se o seu peludo costuma andar à solta, saltitar e mostrar um tipo particular de agressividade, pode notar que ele fica mais comportado após a cirurgia. Saiba apenas que ele pode ficar com um comportamento inseguro ou tímido se for castrado antes da puberdade.

Uma cirurgia de esterilização é arriscada ou perigosa?

Haverá sempre algum risco envolvido sempre que um cão é submetido a cirurgias que requerem anestesia geral.

Os problemas mais comuns incluem hemorragias, problemas hepáticos e renais, sopros cardíacos, inchaço pós-operatório ou infeção. Embora a esterilização seja considerada uma operação de grande envergadura, as probabilidades de ocorrência de complicações são reduzidas, de acordo com a ASPCA.

Os especialistas costumam dizer que "o seu animal de estimação tem mais hipóteses de se magoar num acidente de viação do que de sofrer complicações devido a uma cirurgia ou anestesia".

A esterilização é efectuada por outros motivos?

Para além das vantagens distintas destes procedimentos, também são realizados para controlar doenças dependentes de hormonas (testosterona) como os adenomas perianais.

Alguns castram ou esterilizam o seu cão para tentar tratar formas de agressão.

Em cães mais velhos ou adultos, a operação pode ser efectuada como tratamento para tumores testiculares e algumas doenças da glândula prostática.

O processo: O que acontece ao meu cão se ele for esterilizado ou castrado?

Após um exame completo, o seu cão será submetido a uma injeção de anestesia, que é feita principalmente através de um cateter intravenoso, ao mesmo tempo que é administrada uma terapia de fluidos durante a cirurgia.

Quando o seu cão estiver preparado, o veterinário fará um pequeno corte na parte da frente do escroto para remover os órgãos.

É um rápido e simples procedimento cirúrgico que pode ser cozinhado em cerca de 15 a 20 minutos .

Na maioria das vezes, os veterinários utilizam suturas absorvíveis para que não seja necessário levar o seu animal de estimação para a clínica ou hospital.

O custo de esterilizar ou castrar um cão

O preço da cirurgia dependerá do tamanho do seu cão e da localização. Existem clínicas de baixo custo que podem cobrar entre 45 e 135 dólares. 'Mas, geralmente, é um média de $300 .

Pensando bem, o custo da cirurgia de esterilização é muito mais barato do que ter e criar cachorros.

Algumas organizações podem ajudar os donos de cães a procurar recursos económicos na sua área.

A SpayUSA até oferece vales para cobrir parte das despesas de cirurgia nas clínicas aderentes. Mas também pode consultar os municípios locais da sua zona. E há ainda a ASPCA ou Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.

Não esquecer que baixo custo não significa baixa qualidade O objetivo é ajudar os pais de animais de estimação que procuram opções económicas para a realização da cirurgia. Pode pedir uma fatura com a discriminação dos custos.

Cuidados posteriores: Ajudar o seu cão a recuperar da cirurgia de esterilização ou castração

A regra geral é não dar comida ao cão na noite anterior ao dia da operação, mas é essencial fornecer-lhe uma alimentação adequada, pelo que alguns veterinários podem aconselhar a não dar comida.

Depois disso, pode ficar na clínica ou no hospital enquanto espera por uma atualização, ou pode voltar e ir buscá-lo após algumas horas. Ele ou ela estará pronto para ir para casa em cerca de 6 a 7 horas após a cirurgia e a o período de recuperação demoraria 10-14 dias .

Antes de levar o seu cão para casa, fale com o veterinário sobre os medicamentos para a dor, para estar preparado para o caso de o seu animal precisar deles.

Que mais pode fazer para ajudar o seu cão a recuperar?

Precauções pós-operatórias a tomar após a esterilização

Ofereça ao seu cão um espaço tranquilo e limpo (Mantenha-o dentro de casa e longe dos seus outros animais de estimação.

Não correr ou saltar até duas semanas após a operação ou durante o tempo que o veterinário recomendar, pois não queremos que os pontos se abram!

E por falar na incisão, não deixe que o seu animal de estimação o lamba Pode obrigá-lo a usar um colar elizabetano ou um cone para não chamar a atenção do seu amigo peludo.

E verificar os pontos todos os dias Caso contrário - vermelhidão, inchaço, corrimento, odor ou a incisão está a abrir - contacte o seu veterinário imediatamente, bem como para quaisquer outras preocupações, como se o seu cão parecer letárgico, perder o apetite, ter diarreia ou vómitos.

Não deixe o seu cão molhar-se e não lhe dar banho durante pelo menos dez dias após a cirurgia.

Até lá, passeios à trela e muito descanso ajudarão o seu cão a voltar ao seu estado normal na altura certa.

Para avaliar a recuperação do seu animal de estimação, deve reparar se ele parece confortável para se movimentar e se o seu cão está a ficar suficientemente enérgico para se divertir um pouco, o que significa que está bem.

Se tem alguma história para partilhar sobre a esterilização (castração) ou a esterilização dos seus animais de estimação, ou se tem alguma dúvida, diga-nos, escrevendo tudo na caixa de comentários abaixo!