- 1. o que é um cão de água português?
- 2) Como é que é um Cão de Água Português?
- 3) Qual é o temperamento de um Cão de Água Português?
- 4) De quanto exercício necessita um Cão de Água Português?
- 5) Como é que se treina um Cão de Água Português?
- 6) Como cuidar de um Cão de Água Português?
- 7) O Cão de Água Português é hipoalergénico?
- 8) Quais são os hábitos alimentares de uma pessoa com deficiência?
- 9) Existe algum problema de saúde na pessoa com deficiência?
- 10) Quanto custam os cachorros de Cão de Água Português?
O Cão de Água Português é uma raça de cão de trabalho originária de Portugal, também conhecida como Cão de Água Algarvio. É uma raça de cão médio com cerca de 17 a 22 polegadas de altura, pesando entre 35 a 60 libras. A vida média desta raça é de cerca de 12 a 15 anos.
Deixe-me responder às principais perguntas que poderá ter sobre esta raça trabalhadora.
1. o que é um cão de água português?
O Cão de Água Português é um cão de trabalho conhecido pelas suas capacidades de natação. Os Cães de Água Portugueses têm corpos que parecem ter sido construídos para se moverem na água, com pelagens espesso e impermeável e caudas que podem ser utilizadas como lemes.
Os Porties são também conhecidos pela sua capacidade de oferta e obediência. As suas características físicas e inteligência inata tornaram-nas indispensáveis aos pescadores e marinheiros portugueses.
Um ajudante de pescador robusto e fiável
Originário da região do Algarve, em Portugal, o Cão de Água Português já existia pelo menos em 1297. O relatório de um monge menciona o salvamento de um marinheiro moribundo pelo Cão de Água Português, sendo o cão descrito como tendo "uma pelagem preta de pelo áspero cortado até à primeira costela e um tufo de pelo na ponta da cauda".
Conhecido em Portugal como o cão de água (literalmente "cão de água"), os Porties foram criados para serem ajudantes gerais dos pescadores Os cães viviam nos barcos de trabalho, mergulhando debaixo de água para recolher os peixes para as redes e recuperando as artes de pesca partidas ou perdidas quando necessário. A raça também transportava mensagens do navio para terra e vice-versa.
Os PWDs trabalhavam 24 horas por dia com os pescadores. Devido à natureza fisicamente exigente do seu trabalho, os Cães de Água Portugueses desenvolveram um corpo bem constituído, robusto, com músculos fortes , nomeadamente nos quartos traseiros.
Os pescadores também modificaram o pelo do Portie para o tornar um nadador mais eficiente. Raspavam o pelo da parte traseira e do focinho do cão para melhorar a velocidade e deixavam o pelo do corpo principal, do pescoço e da cabeça intacto para isolar os órgãos vitais e proteger o cão de ferimentos. Este estilo de pelo seria mais tarde conhecido como o ' clipe do leão .'
Nos anos 30, os avanços tecnológicos na pesca quase causaram a extinção dos Cães de Água Portugueses. Felizmente, um homem de negócios chamado Vasco Bensaude adquiriu um Portie e cruzou-o com muitas fêmeas. O Portie de Bensaude, chamado Leão, acasalou com tantas fêmeas que metade dos Cães de Água Portugueses com pedigree do mundo têm a sua linhagem ligada a ele.
Graças ao renascimento da raça por Bensaude, existem hoje mais de 10.000 Cães de Água Portugueses registados em todo o mundo.
2) Como é que é um Cão de Água Português?
O Cão de Água Português tem um corpo de tamanho médio, musculado e coberto por uma pelagem de pelo ondulado ou encaracolado. Como já foi referido, um Cão de Água Português adulto pode atingir 17 a 22 polegadas (43 a 56 cm) de altura e peso entre 35 a 60 libras (15 a 27 kg).
O estalão da raça para o PWD sublinha a sua força A cabeça é impressionante, com uma largura considerável e uma massa bem proporcionada; o corpo é robusto e bem unido; a cauda é poderosa e tem uma base espessa, podendo ser transportada com elegância ou usada propositadamente como leme.
O Portie tem um corpo feito para nadar. A sua pelagem espessa e impermeável protege os seus órgãos nas temperaturas frias. Uma cauda forte e patas com membranas ajudar o Cão de Água Português a impulsionar o seu corpo na água.
Ao contrário de outros cães de água (o Terra Nova, por exemplo), o PWD tem uma casaco de uma camada Esta pelagem está coberta de pelo que cai em caracóis apertados ou em ondas suaves e pode ser preta, branca, castanha, preta ou castanha com branco.
Com um pelo ondulado ou encaracolado, muitos Cães de Água Portugueses são atualmente tratados de forma clipe para retriever ou um clipe do leão .
Numa tosquia retriever, a pelagem do Cão de Água Português é deixada com uma polegada de comprimento em todo o corpo, exceto na cauda, que é deixada totalmente coberta. Como dissemos anteriormente, a tosquia leão deixa o Cão de Água Português rapado até à pele no focinho e nos quartos traseiros.
3) Qual é o temperamento de um Cão de Água Português?
O Cão de Água Português é conhecido pela sua obediência e capacidade de concentração, qualidades que foram aperfeiçoadas durante os seus dias de trabalho com os pescadores. disposição calma e uma tendência para ser independente .
Apesar da sua independência, os Porties foram criados para serem cães de companhia Tendem a ligar-se estreitamente a um membro da família e preferem ficar perto dos seus donos. Leal e afetuoso Os Cães de Água Portugueses gostam de ser acariciados e adoram brincar a sós.
O Cão de Água Português é um excelente cão de família porque se dá bem com crianças e outros animais de estimação, especialmente se for criado com eles. indisciplinado , o que o torna mais adequado para crianças mais velhas.
Com a sua história de vida em barcos, os Cães de Água Portugueses adaptar-se à maioria das situações de vida Com exercício suficiente e tempo para criar laços consigo, um Portie será feliz num apartamento.
O Cão de Água Português ladra muito?
Os Porties são normalmente silenciosos em casa, ladrando apenas quando se apercebem de ameaças que se aproximam da casa ou da sua matilha. Os PWDs têm uma voz multi-octava O seu ladrar alto e distinto não deixará de chamar a atenção.
O Cão de Água Português também gosta de "falar", ou seja, de utilizar a sua voz para comunicar os seus desejos ao dono. Por exemplo, um Portie pode ofegar alto para pedir comida ou para o convidar para brincar.
Olha para este PWD a ter uma conversa com o seu dono:
4) De quanto exercício necessita um Cão de Água Português?
O Cão de Água Português é gentil e paciente, mas não é um viciado em televisão. Com os seus elevados níveis de energia, o Cão de Água Português precisa de 30 minutos a 1 hora de exercício vigoroso por dia .
Para além de nadar, o Portie gosta mais de actividades com pessoas e vai adorar fazer caminhadas, correr e passear de barco consigo. Os PWDs também são excelentes em desportos caninos Os Cães de Água Portugueses participam normalmente em actividades de obediência e agilidade e em actividades relacionadas com a água, como o mergulho em doca.
Os Porties são cães atléticos e activos que não hesitam em saltar para si como cumprimento ou saltar sobre as patas traseiras quando estão excitados. Alguns PWDs até gostam de "contra-surf ou ficar na vertical em balcões ou mesas onde cheira a comida.
Os Cães de Água Portugueses também podem gastar a sua abundância de energia através daquilo a que os criadores chamam 'zoomies,' passando de uma paragem para uma volta completa à sala.
Se pretende um animal de estimação descontraído para a sua família, pense duas vezes antes de adquirir um Cão de Água Português. Tal como a maioria das raças de cães activos, o Cão de Água Português pode tornar-se destrutivo se não fizer exercício suficiente.
5) Como é que se treina um Cão de Água Português?
Os Cães de Água Portugueses são fácil de treinar e ansioso por agradar A maioria dos PWDs aprende rapidamente e gosta de dominar novas habilidades, sendo capazes de obedecer mesmo quando filhotes.
Uma vez que os Porties se ligam intimamente aos seus donos, o seu cão será sensível ao seu tom de voz. Utilizar reforço positivo quando estiver a treinar o seu Portie e dê-lhe guloseimas ou elogios quando ele mostrar bom comportamento.
Certificar-se de que se mantém firme e coerente ao treinar o seu PWD, para que ele saiba que deve respeitar a sua autoridade como líder da matilha.
Os Cães de Água Portugueses são uma raça de trabalho, por isso ficam mais felizes quando estão a fazer um trabalho. Mantenha o seu Portie mentalmente estimulado, dando-lhe tarefas simples em casa.
A sua capacidade de treino, combinada com o seu pelo que não solta pelo, faz com que o Portie o cão de assistência ideal Muitos Cães de Água Portugueses servem como cães de terapia e de assistência, ajudando na mobilidade e na resposta a convulsões. São particularmente úteis como cães de assistência a surdos, graças à sua capacidade de procurar e alertar os seus donos quando ocorrem alarmes específicos.
Quais são os potenciais problemas com o comportamento do Portie?
Um problema que pode encontrar com o seu Cão de Água Português é a boca. A maioria dos Cães de Água Portugueses tem fortes instintos de recuperação, que os cães expressam através de puxar e mastigar Um Cão de Água Português tentará salvar uma pessoa que pode estar apenas a nadar.
Também é importante que controle o comportamento de morder ao brincar do seu Portie. Dê ao seu PWD muitas brinquedos para mastigar para que ele aprenda quais os objectos apropriados para mastigar.
6) Como cuidar de um Cão de Água Português?
Cão de Água Português num clip de leão
O Cão de Água Português necessita de cuidados frequentes para manter o seu pelo limpo e brilhante, quer tenha caracóis ou ondas, escovar o seu Portie duas a três vezes por semana Pode pulverizar ligeiramente o pelo com água para evitar a sua quebra.
Uma vez que o Portie não se desprende, o seu pelo continuará a crescer, a menos que o tosquiemos. Cortar o pelo do seu Cão de Água Português pelo menos uma vez por mês para manter um aspeto limpo e um comprimento manejável.
Pode querer investir num bom par de tosquiadeiras para cães Comece a tratar do pelo do seu Portie enquanto ele ainda é um cachorro, para que se possa habituar ao som e à sensação das tesouras no pelo.
Pode escolher entre dois estilos de tosquia para o seu Cão de Água Português. Para tosquiar o seu Cão de Água Português com uma tosquia retriever, passe a máquina de tosquiar pelo corpo do animal até só restar um centímetro de pelo.
Pode também tosquiar o seu Cão de Água Português numa tosquia de leão, em que os quartos traseiros e o focinho são rapados até à pele.
Em ambos os estilos, o cabelo permanece comprido no último terço ou quarto da cauda.
Manter o seu Portie limpo e arrumado
Dê banho ao seu Cão de Água Português a cada 2 a 3 semanas Não se esqueça de lavar e secar bem o seu Portie para minimizar o risco de infecções cutâneas.
Depois de cada mergulho, enxagúe o seu cão de companhia na banheira. Um enxaguamento completo remove o sal, os produtos químicos e os detritos que podem danificar o pelo e a pele.
7) O Cão de Água Português é hipoalergénico?
Como já referi anteriormente, o Cão de Água Português não solta pelo ou cabelo. Esta qualidade de não soltar pelo é a razão pela qual os Porties são amplamente considerado hipoalergénico Este cão é o animal de estimação ideal para a sua família se um membro da família sofre de alergia ao pelo.
8) Quais são os hábitos alimentares de uma pessoa com deficiência?
Alimente o seu Cão de Água Português com uma dieta de 2,5 a 3,5 chávenas de comida de alta qualidade para cães por dia Dividir a comida em duas refeições para evitar problemas digestivos.
Muitos criadores de Cães de Água Portugueses adicionam atum, sardinha e cavala à dieta dos cães para garantir que estes obtêm proteínas suficientes e para manter a saúde da pelagem.
9) Existe algum problema de saúde na pessoa com deficiência?
Como referido no primeiro parágrafo, o Cão de Água Português tem uma esperança de vida de 12 a 15 anos O seu Portie pode ser propenso a displasia da anca, cataratas e atrofia progressiva da retina.
Devido aos seus genes, o PWD é também propenso a uma doença fatal, atualmente não tratável, chamada cardiomiopatia dilatada juvenil (JDCM). Um Cão de Água Português com JDCM pode entrar em colapso e morrer sem sinais físicos ou sintomas da doença.
Para além das condições genéticas, as infecções dos ouvidos são comuns nos Cães de Água Portugueses, tal como em muitas raças de orelhas caídas.
Quer mandar esterilizar ou castrar o seu Cão de Água Português? É melhor esperar até que o Cão de Água Português esteja completamente maduro, com cerca de 16 meses de idade. Os Porties tendem a amadurecer mais lentamente do que os seus pares.
10) Quanto custam os cachorros de Cão de Água Português?
Embora os Porties já não estejam em perigo de extinção, a raça ainda hoje é considerada bastante rara. Prepare-se para pagar um custo médio de 2500 dólares se quiser um cachorro Cão de Água Português.
Os testes de saúde dispendiosos a que os reprodutores e as mães são submetidos e as despesas de criação são factores que influenciam o preço dos Cães de Água Portugueses. Certifique-se de que obtém os cachorros mais saudáveis, confiando apenas em criadores de renome.
Os bons criadores de Cão de Água Português examinam os cachorros para detetar potenciais problemas de saúde. Estes canis estão filiados no Clube Americano do Cão de Água Português:
- A magia do lulu da Pomerânia preto: revelando a beleza desses pequenos companheiros caninos
- Os cães podem comer couves-de-bruxelas? Descubra a verdade sobre este petisco vegetariano!
- O cão à bolonhesa: o companheiro fofo de Itália que vai adorar
- Chow Chow preto: uma mistura de beleza, inteligência e lealdade