O ladrar excessivo de um cão pode ser stressante, especialmente se trabalha em casa e precisa de silêncio para se concentrar, ou se tem vizinhos que se queixam.

Nestas condições, é necessário ensinar o seu cachorro a permanecer calado durante longos períodos de tempo, se tenciona manter o cão na sua família.

Sim, é possível controlar o ladrar dos cães com paciência e, em situações específicas, com uma pequena ajuda profissional.

O facto é que faz parte da natureza de todos os cães ladrar.

É apenas a sua forma natural de comunicar com o mundo que os rodeia. Durante séculos, os cães têm avisado as suas famílias sobre possíveis perigos e estranhos que se aproximam, através do ladrar, e os donos têm-nos elogiado e recompensado por serem bons guardiões.

Agora que a maioria dos cães já não tem de cumprir a missão de proteger a casa da família, o ruído pode facilmente tornar-se um problema desagradável. Um latido de vez em quando é natural, mas o ladrar extremo de um cão pode forçar até o mais paciente dos donos de animais a livrar-se do seu cãozinho que faz barulho nos ouvidos.

Como fazer com que o seu cão deixe de ladrar excessivamente? Aprenda a compreender o que ele quer comunicar e resolva o problema. Depois, treine o seu cão para ficar calado quando lhe for ordenado. Leva tempo e muita prática, mas a boa notícia é que a maioria dos cães que ladram responde ao treino e pode facilmente recuperar o controlo sobre a situação.

Porque é que os cães ladram?

Os cães ladram para expressar medo, dor, ameaça ou aborrecimento, mas o ladrar também pode ser um sinal de alegria ou excitação. Geralmente, é fácil distinguir a diferença quando se aprende a ouvir o cão.

De acordo com os especialistas, as razões mais comuns pelas quais os cães ladram são:

  • Medo Os latidos provocados pelo medo podem ocorrer quando o cão ouve ruídos fortes, como trovões ou fogo de artifício e, por vezes, quando sente a presença de estranhos ou de outros animais nas proximidades.
  • Atenção Os cães ladram para dizer que têm fome, sede, frio ou calor e também quando precisam de sair para fazer as necessidades.
  • Tédio e solidão Um cão solitário aborrece-se e fica infeliz, por isso, se deixar o seu cachorro sozinho durante muito tempo, ele começará a ladrar. De facto, o ladrar excessivo é muitas vezes o resultado da solidão.
  • Territorialidade É natural que os cães ameacem qualquer pessoa que se aproxime demasiado da sua casa. Este tipo de ladrar inclui um olhar agressivo, que se torna mais óbvio à medida que a pessoa ou animal se aproxima da sua casa.
  • Jogar Neste caso, geralmente abana a cauda e quer cumprimentá-lo a si ou a outro membro da família.
  • Ansiedade de separação Esta situação específica inclui mais sinais, tais como comportamento destrutivo, depressão e eliminação irregular.

Como fazer um cão parar de ladrar

Na maioria dos casos, o ladrar contínuo é apenas um sintoma Por isso, a melhor maneira de resolver a questão é identificar o problema que está a causar o mau comportamento do seu cão e eliminá-lo.

Para compreender as razões do seu cão, é necessário determinar:

  • Os momentos em que o teu cão ladra;
  • Os sítios onde ela ladra;
  • As pessoas, animais ou objectos que provocam esta resposta específica;
  • O tipo de ladrar que se ouve.
Nota que algumas condições médicas, como ansiedade ou distúrbios compulsivos, podem causar latidos excessivos. Muitos cães surdos também latem o tempo todo.

Por isso, se não consegue ver nenhuma razão óbvia para o seu cachorro estar sempre a chorar ou a choramingar, deve levá-lo ao veterinário para um check-up completo.

Com o tratamento correto, o comportamento do seu cachorro melhorará e poderá treiná-lo para ficar quieto mesmo nas situações que não têm nada a ver com a sua condição física.

0. Regras gerais

Causas diferentes exigem soluções diferentes contra o ladrar dos cães. No entanto, em todas as situações, é necessário respeitar os mesmos princípios para obter bons resultados.

  1. Qualquer tipo de resposta fará com que o cão volte a ladrar. Quer reaja positiva ou negativamente ao barulho do seu cachorro, ele obtém o que quer: a sua atenção. Muitos donos de cães tentam ignorar o cão durante um ou dois minutos, mas acabam por responder na mesma. Isto é errado, porque o que o cão entende é o facto de que precisa de se esforçar mais e ladrar excessivamente para obter o que quer. Por isso, tente não responder aos seus latidos. Espere até que elesilêncio durante 2-3 segundos e depois elogie-a pelo bom comportamento.
  2. Nunca grite ou berre quando o seu cão estiver a ladrar O seu cão não vai parar de ladrar, desde que esteja feliz por se juntar a ele.
  3. Utilizar apenas o reforço positivo Recompensar o seu cachorro quando ele se porta bem tem melhores resultados do que qualquer castigo físico. Não há necessidade de violência quando se treina cães.
  4. Manter a coerência Não pode permitir que o seu cachorro ladre de vez em quando e depois pará-lo quando precisa de silêncio, pois isso pode causar confusão e o seu cão não vai perceber o que está a fazer de errado. Reaja sempre da mesma forma e aconselhe todos os membros da família a agirem da mesma forma sempre que ele ladrar, para que o seu cão entenda a mensagem e aprenda a controlar os seus instintos.
  5. Escolha um comando e ensine-lhe o que significa Os cães não entendem a sua linguagem, por isso, só porque lhe diz "Não", "Quieto" ou "Chega", não significa que ela entenda a mensagem. Tem de escolher uma palavra apenas e ensinar-lhe o seu significado através do treino de obediência.
  6. Ser paciente Os cães que ladram precisam de tempo para aprender a controlar o seu hábito. Organize as sessões de treino com cuidado e preste atenção a todos os pormenores. Não se apresse e, o mais importante, não se zangue, porque vai piorar as coisas em vez de resolver o problema.
  7. Perguntar a um especialista Mudar o comportamento requer tempo e energia. Se o seu cão não responder bem às suas sessões de treino, então deve procurar ajuda profissional. Cada cão tem uma personalidade única e, por vezes, a aplicação de regras gerais não funciona. Cães especiais precisam de truques de treino especiais, por isso peça a um comportamentalista, a um treinador ou a um veterinário conselhos personalizados.

1. quando ela defende o seu território

O seu cão desenvolve o hábito de ladrar aos transeuntes fora de casa, aos motociclistas ou aos automóveis, sobretudo porque algo reforça permanentemente a sua ação. Por exemplo, quando passa um motociclista, o seu cachorro começa a ladrar. Passado algum tempo, o motociclista desaparece e ele acredita que esse é o efeito do seu ladrar. Conseguiu o que queria e vai continuar a fazê-lo.

Assim, a primeira coisa a fazer é limitar o que o cachorro vê e ouve. Pode mantê-lo afastado das janelas e da porta de entrada ou tapar as janelas que dão para a rua. Em ambos os casos, este primeiro passo deve limitar as reacções do seu cão.

Depois de o cão o ter avisado da chegada de um estranho, deve ordenar-lhe que fique quieto, para que ele saiba que tem o controlo da situação e que deve parar de ladrar.

2. quando ela está com medo

O medo é uma causa comum do ladrar e a maioria dos cães que tem medo de pessoas ou objectos precisa de atenção especial para aprender a controlar os seus instintos.

Na maioria das vezes, o medo é apenas uma caraterística do temperamento do seu animal de estimação. Nem todos os cães são iguais, e alguns deles assustam-se mais facilmente do que outros. No entanto, o medo também pode resultar de uma má experiência no passado do cachorro, ou da falta de socialização, pelo que deve ir com calma e não forçar demasiado os limites do seu cão.

Geralmente, os cães têm medo de um número limitado de coisas. Pode ser qualquer coisa, desde uma pessoa, um animal, um objeto em sua casa, uma atividade que você faz, ou mesmo um lugar ou odor específico. Em todos os casos, é necessário identificar o que assusta o seu cão e ensiná-lo a lidar com a situação.

Os especialistas chamam-lhe dessensibilizar o seu cão para o estímulo Em termos simples, deve ajudar o seu cachorro a habituar-se ao que o assusta tanto que o faz ladrar continuamente.

Não é um trabalho fácil, mas pode obter bons resultados seguindo os seguintes passos:

Passo 1: Recrie a situação que assusta o seu cachorro numa altura em que esteja no comando. Escolha um momento em que o seu cachorro esteja relaxado e com fome, para que o possa motivar com algumas guloseimas saborosas. Se o seu cachorro se sentir seguro com a trela, não tenha medo de a usar.

Por exemplo, se ela tiver medo de outro cão, peça a um amigo que traga um cão para perto de si. Mantenha o segundo animal suficientemente afastado para evitar que ele ladre ao seu cachorro.

Passo 2 Não se sinta desencorajado se, durante as primeiras 3 ou 4 sessões de treino, ele estiver mais ocupado a ladrar do que a comer. Se repetir este exercício várias vezes e ele tiver fome suficiente, o ladrar vai parar, porque ele vai ceder à tentação.

No exemplo, mantenha o seu cão ocupado com guloseimas enquanto o seu amigo passa com o outro animal de estimação. Certifique-se de que mantém uma distância suficiente entre os dois animais, para que o seu cão se sinta seguro .

Passo 3 Quando o estímulo tiver desaparecido, pare com as guloseimas.

Passo 4 Repetir a operação várias vezes.

Passo 5 A partir do momento em que sentir que o seu cão está cada vez mais relaxado, pode começar a reduzir a distância entre os dois animais. No entanto, não apresse as coisas. Dê ao seu cachorro algum tempo para se habituar às coisas novas que aprendeu antes de passar a esta etapa.

DICA Evite abraçar o seu cachorro quando ele ladra por medo. Isto é um reforço positivo e ele vai continuar a ladrar excessivamente porque se sente encorajado a fazê-lo pela sua reação.

Ler mais

    3. quando ela está aborrecida

    Todos os cães precisam de estímulos físicos e mentais para se manterem saudáveis, pelo que não satisfazer as necessidades básicas do seu cachorro conduzirá a um mau comportamento. Se o seu cachorro estiver aborrecido ou solitário, deve encontrar uma forma de lhe dar mais atenção para que deixe de ladrar.

    Se ela passa muito tempo no quintal, sozinha Os cães são animais de matilha; precisam de criar laços para serem felizes. Deixá-la sozinha fará com que desenvolva ansiedade de separação, uma das principais causas do ladrar excessivo.

    Se passa todo o dia a trabalhar fora de casa Os cães cansados não ladram, por isso deixe-os gastar a sua energia extra através de exercício e não terá de lidar mais com o problema. Se não conseguir encontrar um passeador de cães na sua área, tente uma creche para cães.

    Quando se está fora durante algumas horas A maioria dos cachorros adormece depois de brincar e de receber algumas guloseimas dos brinquedos, pelo que não terá tempo para ladrar ou chorar.

    4. quando ela procura a sua atenção

    Quando o seu cachorro ladra para lhe dizer que precisa da sua atenção, nunca deve responder imediatamente ou ele continuará a ladrar sempre que precisar de alguma coisa.

    Também conhecido como latidos de exigência Esta ação ocorre geralmente porque funciona Já reagiu ao ladrar do seu cão no passado e ele aprendeu a tirar partido da situação. Lembre-se que mesmo uma resposta negativa não deixa de ser uma resposta Talvez não seja o tipo de resposta que o seu cachorro espera, mas é algo que o estimula a continuar a ladrar.

    Quando o seu cão ladrar, saia da sala e espere que ele se acalme. Depois, chame-o para junto de si, elogie-o e recompense o bom comportamento.

    Se o seu cão ladra porque tem fome ou sede Para evitar esta situação desagradável, estabeleça horas fixas para as refeições, para que ele não tenha de pedir comida, e certifique-se de que ele bebe água suficiente durante o dia.

    Quando o seu cão ladra porque precisa de sair à rua Uma solução fácil é ter uma campainha junto à porta. Se tocar a campainha sempre que a levar lá para fora para fazer as necessidades, ela aprenderá a usar a campainha para o avisar que precisa de ir à casa de banho.

    Se o seu cão ladra apenas porque quer a sua atenção Geralmente, no entanto, pode evitar esta situação passando algum tempo com o seu cão todos os dias, passeando, brincando e fazendo exercício.

    5. quando está a jogar

    Os cães podem ficar muito excitados quando estão a brincar, pelo que ladrar é, por vezes, uma forma natural de dizer que estão felizes. No entanto, se quiser manter as coisas sob controlo, certifique-se de que não encoraja este comportamento.

    Quando o seu cachorro começar a ladrar, mude o jogo para algo que exija menos atividade, ou pare o jogo até que ele se acalme.

    Com o tempo, treine o seu cachorro para responder às suas ordens e ensine-o a parar de ladrar quando lhe pede.

    6. quando ela está a cumprimentar alguém

    Para que o seu cão deixe de ladrar sempre que ouve a campainha da porta, é necessário alterar completamente o seu comportamento. Os especialistas aconselham os donos de animais a distraírem os seus cães quando alguém está prestes a entrar em casa. Pode utilizar o brinquedo preferido do cão, por exemplo, para o manter ocupado enquanto os convidados chegam.

    Se este truque fácil não funcionar, deve ensinar o seu cachorro a afastar-se da porta quando ouve a campainha.

    Escolha um local suficientemente afastado da entrada, que lhe dê visibilidade suficiente da porta, e comece a treiná-la seguindo estes passos:

    Passo 1 Chame o seu cachorro para o local designado. Quando ele chegar, dê-lhe algumas guloseimas e elogie-o. Repita este passo cerca de 10 vezes, em sessões de treino curtas.

    Passo 2 Depois de ter chamado o seu cachorro duas vezes, peça a um membro da família ou a um amigo para tocar à campainha quando estiver a elogiar e a recompensar o seu cachorro. Se ele começar a ladrar ou a sair de si para ir à porta, espere que ele se acalme e recomece o exercício. Quando ele ficar ao seu lado, elogie-o e recompense-o. Repita o exercício algumas vezes durante mais sessões de treino.

    Passo 3 Quando o seu cachorro tiver aprendido a ficar em silêncio, peça à pessoa que o está a ajudar para entrar em casa. Se o seu cachorro ladrar ou sair de si para cumprimentar o convidado, ambos devem ignorá-lo. Quando ele estiver calmo, repita o exercício até ele ficar consigo em silêncio. Elogie-o e recompense-o sempre que ele não ladrar durante as sessões de treino.

    Este processo requer paciência, especialmente se o seu cachorro já está habituado a ladrar excessivamente quando alguém bate à sua porta. Dê-lhe tempo para compreender o que se espera dele e recompense-o pelos seus progressos, por mais pequenos que sejam.

    7. quando ela sofre de ansiedade de separação

    Se acha que o seu cachorro pode estar a sofrer de ansiedade de separação, deve pedir ajuda profissional. Um especialista pode prescrever medicação, dependendo da gravidade da situação, por isso escolha alguém com conhecimentos específicos para lidar com este tipo de casos, como um comportamentalista animal aplicado certificado, um treinador de cães certificado ou um comportamentalista veterinário.

    Algumas causas possíveis da ansiedade de separação são:

    • Separação de um membro da família;
    • Perda de outro animal de estimação;
    • Alterações ambientais, como a mudança para uma nova casa;
    • Demasiado tempo sozinho.

    Como ensinar o comando "Quieto" ao seu cão

    Muitas das situações descritas acima requerem o comando "quieto" como parte da solução para parar o ladrar do seu cão. Ensiná-lo a ficar em silêncio quando você pede é menos complicado do que você pensa. Tudo o que você precisa é de algumas boas guloseimas, sempre à mão, e tempo suficiente para passar com o seu cão.

    Escolher UM A criança deve receber um sinal verbal, como "Quieto", "Pare", "Chega" ou "Silêncio", e ensinar todos os membros da família a usar a mesma palavra quando lhe ordenarem que fique em silêncio.

    Depois, inicie as sessões de treino sempre que você e o seu cão estiverem bem dispostos a ensinar e a aprender. Pode utilizar o seguinte método para obter resultados rápidos:

    1. Quando o seu cão começar a ladrar por qualquer motivo, diga o comando apenas uma vez A maioria dos cachorros pára de ladrar para cheirar a guloseima, por isso, imediatamente após um segundo de silêncio, elogie-o e dê-lhe a guloseima. Se não for suficientemente rápido e ele começar a ladrar novamente, não lhe dê a guloseima. Saia da sala e espere por outra oportunidade.
    2. Repita o primeiro passo, tantas vezes quanto possível, até que o seu cachorro comece a compreender que "estar em silêncio" = "guloseimas deliciosas".
    3. Aumente o período de silêncio. Depois de dizer a ordem, mantenha a guloseima perto do nariz do seu cachorro durante alguns segundos (entre 4 e 6) antes de a soltar. Dê a guloseima apenas se o seu cachorro conseguir ficar em silêncio. Pratique este exercício com frequência e, à medida que avança no treino, adicione gradualmente alguns segundos ao período de espera.
    4. Alterne períodos longos com períodos mais curtos. Por vezes, dê-lhe a guloseima após alguns segundos e, por vezes, deixe-o esperar até 35-40 segundos. Se diversificar o exercício em vez de utilizar sempre o mesmo padrão, o seu cachorro ficará em silêncio durante períodos mais longos, à espera da sua reação.
    DICA Alguns especialistas acreditam que um cão aprende mais facilmente se também souber ladrar à ordem. Por isso, use uma deixa verbal, como "Fala" ou "Ladra", quando ele começar a ladrar e depois espere até ele parar. Elogie-o apenas quando estiver em silêncio, ou ele aprenderá que ladrar é um bom comportamento.

    Como evitar o ladrar dos cães

    A prevenção é mais fácil do que qualquer tratamento ou sessão de treino, por isso, em vez de aprender a impedir um cão de ladrar, pode tentar bloquear este comportamento antes de ele acontecer.

    Aqui estão alguns truques úteis para manter o seu cão feliz e em boa forma, para que não desenvolva maus comportamentos, como o ladrar excessivo:

    1. manter o seu cão cansado

    Como já aprendeu, demasiada energia pode agitar o seu cão e fazê-lo ladrar excessivamente. É por isso que deve incluir actividades diárias na sua rotina. Passeie o seu cão pelo menos 30 minutos todos os dias e adapte todas as actividades físicas à sua raça, tamanho e idade.

    Para além de passeios regulares, introduza actividades e jogos divertidos que estimulem a sua mente. Os cães são animais inteligentes e precisam de desenvolver as suas capacidades para crescerem felizes e saudáveis. Se não tiver tempo suficiente para fazer tudo sozinho, envolva os membros da família ou contrate uma ama para o cão.

    Ler mais

      2. controlar o ambiente

      Pode evitar os latidos mantendo o seu cão afastado de coisas que o perturbam e o deixam nervoso. Se deixar o seu cachorro numa zona calma da casa, ele não começará a ladrar quando for deixado sozinho.

      Algumas formas fáceis de criar um bom ambiente para o seu cão são:

      • Fornecer-lhe uma casota limpa, onde ela se possa sentir segura. Acrescentar alguns dos seus brinquedos favoritos para a manter ocupada enquanto estiver fora.
      • Cobrir algumas das paredes da casota, para limitar a visibilidade do cão no exterior. Quanto menos coisas o distraírem, menores serão as hipóteses de ele ladrar a alguma coisa.
      • Manter o cão calmo com música clássica ou música relaxante especial para cães. Alguns especialistas acreditam que, desta forma, pode reduzir outros sons irritantes que podem levar o cão a ladrar.

      3. comece a ensinar ao seu cachorro o que se espera dele desde cedo

      Muitos maus hábitos começam a desenvolver-se quando o seu cachorro é jovem e o deixa fazer tudo o que quer. Por isso, se ensinar ao seu cachorro algumas boas maneiras desde o início, terá menos problemas em lidar com o seu cão adulto.

      Tente ignorar o choro do seu cachorro Quando trouxer o seu novo animal de estimação para casa, mantenha a casota dele no seu quarto, para que ele não durma sozinho. Isto evita a ansiedade de separação e estimula a ligação entre vocês os dois. Ao mesmo tempo, também reduz as lamúrias, o que significa que é menos provável que ele aprenda que ladrar pode gerar respostas positivas.

      Ensiná-la a interagir com pessoas e outros animais desde tenra idade A socialização é muito importante para os cães, por isso mostre o mundo ao seu cachorro imediatamente após a vacinação. Se conseguir controlar estas primeiras interacções, ele aprenderá a não ter medo de estranhos ou a ladrar a pessoas e cães quando está no exterior.

      Apresentar-lhe objectos que podem causar medo Muitos cães mais velhos não conseguem lidar com os ruídos produzidos por muitos objectos comuns em casa, o que pode causar um ladrar excessivo. Por isso, quando o seu cachorro começar a crescer, mostre-lhe gradualmente o que cada objeto da casa faz. Deixe-o cheirar o aspirador, o secador de cabelo e quaisquer outros objectos que possam assustá-lo. Depois, à medida que ele se habitua a eles, ligue-os, para lhe mostrar que sãoinofensivo.

      Iniciar o treino básico por volta dos dois meses de idade Se ele aprender a ouvi-lo e a seguir as suas ordens, evitará muitos dos maus hábitos desenvolvidos pelos cães adultos, incluindo o ladrar.

      O que NÃO fazer quando o seu cão está a ladrar

      • Não encoraje o seu cão a ladrar em nenhuma circunstância Por isso, mesmo que ache útil quando ela anuncia a presença de um estranho, não a recompense por o fazer. Espere até que ela esteja sossegada para a elogiar e dar guloseimas ou outras recompensas.
      • Não castigue o seu cão. Os castigos físicos geralmente pioram as coisas e podem causar mais problemas de comportamento, incluindo a agressividade. Tratar mal o seu cão também fará com que ele tenha medo de si e não conseguirá treiná-lo mais.
      • Não utilize o açaime quando não estiver a vigiá-la Pode parecer uma boa ferramenta para manter o cão quieto, mas o uso inadequado pode causar dor ao cão. Lembre-se de que, quando usa um açaime, o seu cão não pode comer, beber ou refrescar-se, por isso não o use em excesso.
      • Não utilize coleiras anti-latido a não ser que um treinador profissional certificado o tenha aconselhado a fazê-lo Estas coleiras são formas de castigo, por isso deve pensar duas vezes antes de as usar. Lembre-se que para parar o ladrar do seu cão, precisa de saber qual é a causa e resolver o problema. Uma coleira não resolve o seu problema porque não consegue perceber a razão pela qual o seu cão está a ladrar. Como o seu cão não consegue comunicar consigo, este castigo só o vai fazer sentirinseguro.
      • Não escolha a prática de descascar o seu cão Muitas organizações querem proibir este procedimento porque é doloroso e pode causar complicações graves, como asfixia, dificuldades respiratórias e ansiedade, uma vez que o cão deixará de conseguir comunicar eficazmente.

      Quando consultar um especialista

      Sempre que sentir que não compreende o comportamento do seu cão ou quando suspeitar que há algo de errado com ele, deve pedir ajuda ao seu veterinário. Um veterinário pode verificar a sua condição física, prescrever tratamento quando necessário e dar-lhe informações úteis sobre comportamentalistas animais ou treinadores profissionais de cães qualificados para trabalhar com o seu cão nos seus problemas específicos.

      Alguns sinais de que o seu cão precisa de ajuda profissional são

      • Ansiedade de separação extrema O seu cão começa a ladrar imediatamente depois de sair de casa ou, em alguns casos, quando vê que se está a preparar para sair.
      • Comportamento destrutivo e ladrar : não só mastiga os seus brinquedos, mas também os móveis e os seus objectos pessoais.
      • Ladrar excessivamente sem motivo aparente : o seu cão ladra na ausência de um estímulo óbvio.
      • Medo excessivo : ela tem demasiado medo para se aproximar de si ou da sua família.
      • Rosnar : é superprotectora e tem tendência a ladrar agressivamente quando se aproxima demasiado das suas coisas.

      Conclusão

      O ladrar dos cães pode ser irritante para si, para a sua família e para os seus vizinhos, mas não há necessidade de desistir do seu cachorro. Ensine-o a mudar de hábito e desfrute de todas as coisas boas que ter um cão traz à sua vida.

      Como fazer com que o seu cão pare de ladrar? O primeiro passo é ouvir o que ele está a tentar dizer-lhe e resolver o problema imediatamente. Depois, ensine ao seu cachorro alguns truques básicos de treino. E lembre-se de que, por vezes, o aconselhamento profissional pode fazer a diferença.

      Estamos ansiosos por aprender alguns truques novos e úteis com as suas histórias, por isso, por favor deixar um comentário. O que costuma fazer quando o seu cão ladra e o que funciona melhor no seu caso?