Os cães podem fazer muito mais do que ir buscar paus e rolar na lama. De facto, há alguns cães que são postos a trabalhar. Ajudam o seu dono numa grande variedade de tarefas, melhorando significativamente a sua vida. São conhecidos como cães de serviço .

Os pastores alemães são uma das escolhas mais populares como cães de serviço para cegos, deficientes físicos e pessoas que precisam de um cão de alerta médico.

Continue a ler para saber mais sobre os cães de serviço da raça pastor alemão, como treiná-los e como obter um se precisar de um.

Os pastores alemães podem ser cães de assistência?

Sim No entanto, há serviços específicos para os quais estes cães estão bem adaptados e outros para os quais não estão.

Em geral, os pastores alemães funcionam melhor como cães de assistência física Não se dão bem quando há ansiedade, PTSD ou outros distúrbios semelhantes, porque são naturalmente protectores e podem acabar por se tornar agressivos quando não há uma ameaça real porque o dono está nervoso.

Este jovem cão ainda está a ser treinado, mas é possível ver algumas das coisas que ele pode fazer pelos seus donos:

Qualidades dos cães de serviço da raça pastor alemão

Os cães de assistência têm de ter um determinado conjunto de características para poderem desempenhar a sua função.

Eis algumas das qualidades dos pastores alemães que se enquadram nos requisitos dos cães de assistência:

  • Obediente. Os pastores alemães foram criados para seguir qualquer comando que lhes são entregues sem hesitação.
  • Forte. Isto é particularmente útil no caso de deficiências físicas em que uma pessoa pode precisar de usar o cão para ajudar a manobrar-se. Os pastores alemães são suficientemente grandes para poderem ajudar fisicamente conforme necessário.
  • Bom olfato. Para algumas funções de cão de assistência, o cão tem de ser capaz de detetar certos odores e alertar o seu proprietário para os mesmos.
  • Ativo Os pastores alemães gostam de se manter ocupados, por isso estar sempre pronto para trabalhar No entanto, não são tão enérgicos que necessitem de exercício suplementar, bastando-lhes estar com o dono durante todo o dia.
  • Trabalhador. Esta raça é ansioso por agradar o seu dono e dá o seu melhor para que o trabalho seja sempre feito.
  • Amigável. Desconfiados em relação a estranhos, mas confiando em qualquer pessoa em quem o dono confie, estes cães dão-se bem em situações sociais.
  • Protetor. Os pastores alemães são conhecidos por colocarem as suas vidas em perigo para protegerem os seus donos. Os seus instintos protectores fazem deles excelentes cães de guarda e assegurará a segurança do seu proprietário.

3 tipos de cães de assistência

Os cães de assistência são normalmente treinados para trabalhar com pessoas que têm uma deficiência específica Embora alguns recebam uma formação mais geral se trabalharem com várias pessoas.

Todos os cães de assistência se enquadram numa destas três categorias principais:

1. cães de serviço para deficientes físicos

Estes cães ajudam as pessoas que estão deficientes físicos Ajudam a deslocar-se, a apanhar objectos, a apagar as luzes e muitas outras tarefas quotidianas que podem ser difíceis ou impossíveis para o seu dono.

Os pastores alemães são particularmente adequados para este tipo de trabalho, pois são inteligentes e podem aprender a fazer uma grande variedade de tarefas, além de serem suficientemente grandes para ajudar a apoiar fisicamente os seus donos.

2. cães de serviço psiquiátrico

Os cães de assistência psiquiátrica são treinados para ajudar as pessoas com perturbações mentais Eles fornecem muito mais do que apoio emocional, pois podem identificar tudo, desde alucinações a ataques de pânico, e estão prontos para intervir.

Embora alguns Pastores Alemães possam fazer este tipo de trabalho, a sua tendência para seguir as indicações do dono pode causar-lhes problemas.

Por exemplo, uma pessoa que sente ansiedade quando é abordada por estranhos pode desencadear involuntariamente a agressão no seu cão, porque este vê o estranho como uma ameaça, uma vez que está a deixar o dono nervoso.

3. cães de apoio emocional

Estes cães não são geralmente tão bem treinados como os outros da lista, mas nem por isso são menos importantes para os seus donos. Não há nenhuma tarefa específica em que eles devam ajudar, para além de provar aos seus donos amor e companheirismo .

Tal como acontece com os cães de serviço psiquiátrico, os pastores alemães nem sempre se dão bem como animais de apoio emocional. A sua natureza protetora pode transformar-se em agressividade contra pessoas que, sem saber, estão a causar ansiedade.

Em que condições é que os pastores alemães podem ajudar?

Como estes cães são mais adequados para cães de serviço para deficientes físicos , forneceremos uma lista de alguns dos condições específicas em que os cães de serviço da raça pastor alemão podem ser treinados para ajudar:

Cães de serviço para a diabetes

Estes cães têm de ter um forte sentido de olfato. Alertam o seu tratador quando o seu o nível de açúcar no sangue sobe ou desce rapidamente Depois, o indivíduo pode tomar medidas imediatas para resolver o problema antes que este se agrave.

Cães de serviço para veteranos

Muitos veteranos lutam para se adaptarem à vida depois de terem servido o seu país. Os cães de serviço proporcionam companhia a estes veteranos e ajudam nas tarefas diárias que podem agora ser difíceis. Estes cães podem fazer um variedade de empregos que tanto os cães de mobilidade como os cães de apoio emocional fazem.

Devido ao aspeto emocional que muitos veteranos necessitam, é necessário um canino especial para fazer este tipo de trabalho. Por isso, nem todos os Pastores Alemães serão capazes de fazer este trabalho. Raças mais calmas, como Labradores e Golden Retrievers, normalmente são as melhores para este papel.

Cães de serviço para a epilepsia

O pastor alemão pode alertar o seu dono de um ataque epilético iminente O cão fica por perto para ajudar a evitar ferimentos durante o ataque e pode também levar coisas como medicamentos ou um telefone para pedir ajuda, se necessário.

Cães de serviço de alerta para alergias

Tal como os cães farejadores de bombas e de drogas, os cães de serviço de alerta de alergias são treinados para alertar o seu dono quando detetar o odor de um determinado alergénio Podem também usar um colete especial com medicamentos para o seu dono.

Como os pastores alemães têm um bom olfato, são óptimos cães de serviço de alerta contra alergias.

Cães de serviço de apoio à mobilidade

As pessoas com paralisia cerebral e outras perturbações de mobilidade semelhantes podem precisar de ajuda extra para se deslocarem. Os cães de assistência ajudam proporcionar um contrapeso Também realizam tarefas como abrir e fechar portas.

Um pastor alemão de 55 quilos é suficientemente alto e forte para prestar este serviço a pessoas até 130 libras Para quem for maior do que isso, terá de encontrar um Pastor Alemão mais pesado ou escolher uma raça maior, como um Terra Nova ou um São Bernardo.

Também é importante que estes cães não tenham displasia da anca ou outros problemas que os impeçam de fazer o seu trabalho. Normalmente, os cães de apoio à mobilidade só começam a trabalhar a partir dos 2 anos de idade, para garantir que os seus ossos e articulações acabaram de se formar corretamente.

Cães-guia

Também conhecidos como cães-guia, estes cães são treinados para ajudar pessoas com deficiência visual navegar em segurança pelo mundo Podem também ajudar noutras tarefas, como levar objectos ao seu dono.

Cães de serviço em cadeira de rodas

Infelizmente, o mundo não foi concebido para pessoas em cadeiras de rodas, o que dificulta a realização de muitas tarefas quotidianas. É aí que entra o cão de assistência, que pode apanhar objectos que o dono deixou cair , alcançar objectos como interruptores de luz e realizar muitas outras tarefas.

Cães de assistência auditiva

Para os manipuladores com problemas de audição, o seu cão alerta-os para sons diferentes O seu dono pode então conduzi-lo à fonte, se for necessário atuar.

Aqui está um exemplo maravilhoso de como os cães auditivos ajudam os seus donos. Allie é uma mistura de pastor alemão que ajuda o seu dono em casa:

Quanto custa um cão de serviço pastor alemão?

O custo destes cães é diferente e depende da forma como foram formados Quanto mais especializado for o serviço, mais caro será o cão. Um serviço especializado significa que o cão recebeu mais formação profissional.

Estes cães podem custar entre $5.000 e $65.000 .

Algumas pessoas podem pensar em adquirir um cão por si próprias e formação própria Certifique-se de que segue um programa de treino profissional com o seu pastor alemão para ter a certeza de que ele está devidamente treinado.

Os criadores de pastores alemães que se especializam em cães de serviço esforçam-se por produzir cães excepcionais que se destacará nesse domínio.

Uma linhagem de qualidade é a base para o treino, por isso é importante fazer perguntas (mais sobre isso abaixo) ao criador sobre quantos dos seus cães se tornaram cães de serviço com sucesso.

Comprar um cachorro de pastor alemão a um criador deste tipo para o treinar a si próprio custará cerca de $2,000 - $7,000 .

Outra coisa que deve ter em conta antes de adquirir um cão de assistência é a custo atual da posse de um cão .

Para começar, deve alimentar o seu cão de serviço com um alimento de alta qualidade para GSD que lhe permita viver uma vida longa e saudável.

Também é necessário cobrir contas veterinárias Por isso, não se esqueça de ter em conta este aspeto no seu orçamento.

Como treinar um pastor alemão como cão de assistência

O treino de cães de assistência pode ser difícil, exigindo perícia, paciência e um forte desejo de fazer o bem no mundo. O treino de cães de assistência tem poucos ganhos financeiros, mas é um trabalho gratificante saber o quanto se está a ajudar quem precisa.

Aqui estão algumas dicas sobre como treinar um pastor alemão como cão de serviço:

  • Socialize-os. Isto é muito importante porque um cão de assistência precisa de estar preparado para fazer o seu trabalho sem ser distraído por pessoas. não deve ter medo das pessoas Os cães de serviço também precisam de ser devidamente socializados com cães e outros animais.
  • Definir objectivos. Certifique-se de que estes objectivos são ambos realizável mas exigente À medida que o cão atinge os objectivos que estabeleceu, continue a dar-lhe novos objectivos para que possa continuar a crescer no seu treino.
  • Ser paciente. Embora os Pastores Alemães sejam inteligentes, não deixa de ser dedicar tempo a aprender Seja paciente com eles e esteja disposto a repetir as lições tantas vezes quantas as necessárias para que eles as compreendam.
  • Ser o Alfa. É necessário intervir a partir do momento em que o cão entra em casa e apresentar-se como o seu líder Se não o fizer, não só terá dificuldade em treiná-los, como também correrá o risco de eles se meterem em muitos problemas quando tentarem liderar a sua família.

Para além disso, deve apenas treinar o seu cão de serviço utilizando os mesmos métodos que qualquer pastor alemão em treino.

Onde encontrar criadores de cães de serviço da raça pastor alemão

Os cães de assistência foram concebidos para trabalhar. Por essa razão, é necessário procurar um criador que se concentre nas capacidades físicas e mentais dos seus cães e não apenas da sua aparência.

Isto é especialmente importante quando se consideram os criadores nos Estados Unidos, uma vez que muitos destes cães fazem parte de uma linha de exposição que apresenta dorsos fracos e inclinados e uma elevada incidência de displasia da anca.

Qualidades de um bom criador

Encontrar um bom criador pode ser difícil, mas não é impossível.

Basta estar atento a estas características e em breve estará no caminho certo para escolher um cão de serviço de alta qualidade para treinar:

  • Requerer candidaturas. Isto significa que o criador se preocupa o suficiente com os seus cães para querer saber exatamente que tipo de casa vão receber. Também pode significar são muito procurados devido à elevada qualidade dos seus cães.
  • Conhece a raça. Deve saber tudo sobre as necessidades e o temperamento da raça e ser capaz de responder a todas as suas perguntas sobre pastores alemães.
  • Convida-o para a sua casa. Deve ser mais do que bem-vindo para ver onde alojam os seus cães, o estado dos seus animais e como são criados. Um bom criador não tem nada a esconder .
  • É altamente especializado. Oferecem apenas uma ou duas raças de cães Quem possui demasiadas raças de cães não pode concentrar-se em criar bem cada uma delas e pode muito bem estar a gerir uma fábrica de cachorros.

Um bom criador também fornecer-lhe um contrato escrito A empresa está disposta a dedicar tempo a certificar que os seus cachorros são saudáveis e a ter informações escritas sobre todos os seus animais, porque se preocupa genuinamente com cada um deles.

Lista de criadores de cães de serviço da raça pastor alemão

Aqui, reunimos uma lista de alguns criadores que pode começar na sua busca por um ótimo cachorro Pastor Alemão que possa ser treinado como cão de serviço.

Estes criadores centram-se em cães de trabalho e alguns dos seus cachorros acabaram por se tornar cães de serviço:

    Como obter um cão de assistência gratuitamente

    Se não tiver dinheiro para comprar um cão totalmente treinado ou para se treinar a si próprio, pode recorrer a uma destas organizações que o ajudarão a obter um cão de serviço pastor alemão gratuitamente:

      Cada uma destas organizações tem diferentes qualificações que deve cumprir para obter um cão de serviço. Certifique-se de que lê as informações cuidadosamente e contacte-as com perguntas antes de preencher uma candidatura.

      Como há muitas pessoas que precisam de cães de assistência e não há cães suficientes para satisfazer a procura, pode haver uma longa espera antes de poder ter o seu próprio cão.

      O que é um colete para cães de assistência e como posso obtê-lo?

      Um cão de serviço certificado passou por um treino adequado e pode, por isso, usar um colete que o identifica como tal. Este colete permite-lhe ter acesso a quase todos os locais onde o seu humano pode ir, mesmo em locais como restaurantes ou cabines simples onde os animais não são normalmente permitidos.

      No entanto, algumas pessoas, que não têm um cão de serviço, querem levar o seu cão de estimação para todo o lado, pelo que compram um colete de cão de serviço para ele e levam-no para onde quiserem, o que é ilegal e pode causar grandes problemas.

      Em primeiro lugar, um cão que não tenha sido legitimamente treinado como cão de assistência pode constituir um perigo para outras pessoas ou animais. Em segundo lugar, quando um falso cão de assistência comporta-se mal A situação pode levar os proprietários de lojas a proibir a entrada de todos os animais nos seus estabelecimentos, incluindo cães de serviço legítimos.

      Fonte: www.af.mil

      Por mais importante que seja não colocar um colete num cão que não seja um cão de serviço, também é necessário identificar um cão de serviço como tal. Colocar o colete do seu cão indica-lhes que é altura de trabalhar e permite que os outros saibam que o cão está a trabalhar.

      Um cão de trabalho precisa de se manter concentrado. Quando o seu cão está a usar o colete, evitar :

      • Permitir que outras pessoas acariciem, abracem ou de outra forma tocar no cão
      • Cães ou outros animais interagir com o cão
      • Incentivar o cão a jogar

      Pode ser difícil, mas terá de estar preparado para pedir a outras pessoas que não distraiam o seu cão enquanto ele estiver a usar o colete. Isto permitirá que o seu cão de serviço faça o seu trabalho e poderá mesmo salvar-lhe a vida.

      Depois de o seu pastor alemão ter sido certificado como cão de assistência, pode comprar um colete para ele. O tamanho médio do peito de um pastor alemão situa-se entre 26 e 30 polegadas Por isso, é necessário o colete de tamanho grande para eles.

      O que acontece aos cães de serviço pastores alemães reformados

      Quando um cão de assistência se torna demasiado velho ou incapaz de desempenhar as suas funções, é altura de se reformar, dependendo do cão e da família, reforma de cães de serviço podem ser muito diferentes.

      Algumas pessoas podem não ser capazes de viver sem um cão de assistência, pelo que terão de encontrar um novo lar Felizmente, há pessoas que estão ansiosas por dar um ótimo lar a um cão de serviço reformado. Estes cães são tão bem comportados que são óptimos animais de estimação.

      Para a maioria dos cães e donos, esta situação é ideal porque passaram uma vida inteira juntos. Pode ser extremamente difícil para um cão deixar a família que amava.

      Mesmo na reforma, é uma boa ideia dar um trabalho aos cães de serviço, o que os ajudará a viver mais tempo, uma vez que manter-se ativo Visitar lares de idosos ou receber leituras de crianças são duas óptimas opções para cães de serviço mais velhos.

      Porquê escolher um pastor alemão como cão de assistência?

      O Pastor Alemão é um raça trabalhadora Estas qualidades e outras fazem deles cães de serviço excepcionais para qualquer pessoa que possa precisar de alguma assistência extra para levar uma vida normal.

      Quer queira um para si ou para o seu filho, quer esteja simplesmente à procura de uma forma de fazer a diferença no mundo através do treino de cães de serviço, o Pastor Alemão não desilude.