Está à procura de uma forma nova e criativa de criar laços com o seu amado cão? Quer levar o seu treino de cães a um nível totalmente novo? Ou simplesmente adora dançar e quer fazê-lo com o seu cão?

Pode experimentar o estilo livre canino ou a dança canina, que pode vir a ser um novo passatempo para si e para o seu querido cão.

Estilo livre canino musical também é chamado estilo livre musical , dança de estilo livre ou simplesmente estilo livre canino Seja qual for o nome que lhe queiram dar, é um grande desporto de "abanar a cauda" que mostra a grande relação de um dono com o seu amado canino através da música e do treino de obediência.

O que é o estilo livre canino?

Se eu tivesse de descrever ou definir o que é o estilo livre canino, é uma atividade em que um cão dança ao som de música com o seu tratador em espectáculos caninos. Mas há muito mais no estilo livre canino do que dançar com o seu cão.

Dançar sozinho é uma arte e, quando se juntam cães e dança, é sempre um espetáculo a ver. O estilo livre canino é uma forma de mostrar a relação entre o dono e o seu amigo de quatro patas. Dançar juntos mostra grande coordenação e ritmo É preciso trabalho de equipa para fazer uma boa atuação.

As melhores rotinas de freestyle canino mostram a inteligência de um cão e a forma como este consegue captar comandos subtis e seguir movimentos coreografados através da música. É uma demonstração de quão bem treinado é um cão.

O estilo livre canino é uma forma de mostrar ao seu cão a sua atletismo e resistência enquanto actuam sobre duas pernas e fazem trabalho de calcanhar.

A dança canina também permite ao dono mostrar a sua arte na coreografia e misturar o treino básico de obediência com truques e dança.

Aqui está um vídeo de um cão a divertir-se a dançar:

Quando e onde começou o estilo livre canino?

O estilo livre canino ou dança canina começou simultaneamente no Canadá e na Europa no final da década de 1980. Há várias pessoas que afirmam ter inventado o estilo livre canino, mas não há documentação real sobre quem o iniciou.

O primeiro grupo de freestyle canino chamava-se Musical Canine Sports International, em 1991, na Colúmbia Britânica, no Canadá, e logo se seguiram outros grupos de todo o mundo.

Os grupos americanos concentraram-se nos trajes e truques, enquanto os seus congéneres britânicos se concentraram mais no trabalho com os calcanhares.

Os dois tipos de estilo livre canino

Pode escolher entre duas variedades de estilo livre canino: estilo livre musical e salto livre (O estilo livre musical tende a oferecer mais variedade em termos de coreografia, enquanto o estilo livre de salto envolve o cão a dançar sobre os calcanhares.

Estilo livre musical

O estilo livre musical é uma atuação com uma variedade de truques e treino de obediência A rotina pode ser dramática, como dançar juntos ou afastados uns dos outros. Saltar, girar e saltar para os braços do dono podem ser vistos no estilo livre musical

Salto livre (Heelwork to Music)

Uma rotina de salto livre centra-se no facto de o cão ser capaz de fazer uma variedade de truques enquanto está de pé sobre os calcanhares. O cão e o condutor ficam perto um do outro durante a rotina.

Um cão a treinar o estilo livre canino (fonte)

Todos os cães sabem dançar?

Os cães ideais para dançar são raças inteligentes e que aprendem rapidamente, porque a dança canina depende muito da capacidade do cão para seguir as instruções e a coreografia do treinador e mover-se ao ritmo da música.

Os caniches são particularmente adequados para o estilo livre canino, devido ao seu gosto pelo espetáculo e à sua capacidade de treino. As raças pequenas, como os Dachshunds, e as raças médias, como os Golden Retrievers, também participam habitualmente em competições de estilo livre canino.

Se não viu o seu querido canino na lista, não se preocupe, porque também há outras raças que podem dançar, como a Terra Nova, o Dogue Alemão e o Mastim Inglês.

Até os cães deficientes foram ensinados a dançar por diversão, por isso, sim, com um treino adequado, quase todos os cães podem dançar.

Como é que posso ensinar o meu cão a dançar?

Antes de treinar um cão, é necessário que o cão tenha um corpo saudável e atlético Nunca inicie o treino quando o cachorro tiver menos de 14 meses de idade, para evitar lesões ou impedir o desenvolvimento do crescimento do cão. É necessário garantir que os ossos e as articulações do cão estão completamente desenvolvidos.

Também é necessário verificar com o seu veterinário se a saúde e a força das pernas do seu animal de estimação podem acompanhar a natureza fisicamente exigente da dança estilo livre canina.

Outro requisito é que o cão deve ter destacou-se no treino básico de obediência, como a dança freestyle canina utiliza muitos comandos básicos de obediência.

De acordo com a Organização Mundial de Freestyle Canino, existem três passos para treinar o seu cão para ser uma estrela no freestyle canino:

Escolher a música certa.

Isto pode parecer básico, mas tem de selecionar algo que você e o seu querido cão queiram dançar. Talvez possa escolher uma canção que faça o seu cão feliz. O treino será repetitivo, por isso é importante que você e o seu amigo de quatro patas desfrutem do tempo de treino juntos. Pode escolher apenas uma canção para o estilo livre canino ou escolher um medley de canções.

Inclua os truques do seu cão na coreografia.

As melhores rotinas de freestyle canino incluem treino básico de obediência e trabalho de pés.

Um Border Collie a atuar com o seu dono (fonte)

Escolher o fato adequado.

O objetivo do traje é representar o espetáculo e não desviar-se dele.

Quais são as diferentes competições de estilo livre canino?

Aqui está uma lista de organizações de Canine Freestyle que regulam as competições de dança canina em diferentes partes do mundo.

Estados Unidos:

    Canadá:

      Reino Unido:

        Cada organização tem o seu próprio conjunto de regras, mas todas as competições são livres de ajudas de treino ou trelas. O ritmo e a arte têm de estar no ponto para pontuar bem nas competições.

        O estilo livre canino é adequado para si e para o seu cão?

        Dançar e cães são algumas das melhores coisas do mundo e ter algo que combine os dois seria simplesmente fantástico. Quer você e o seu amigo participem numa competição ou não, penso que o Canine Freestyle é uma experiência obrigatória.