Sim e Não No caso do atum enlatado, sim, mas é preciso verificar o nível de mercúrio, pois existem 20 tipos de atum e apenas 5 deles são saudáveis para o consumo.

Gosto de dar ao meu cão uma guloseima ocasional, mas há algumas preocupações sobre o peixe que deve ter em atenção.

Que tipos de peixe são seguros para os cães?

É seguro alimentar o seu cão com qualquer um dos seguintes tipos de peixe, que se encontram frequentemente em algumas misturas de alimentos para cães:

  • Salmão
  • Peixe branco (oceano ou lago)
  • Arenque
  • Olho-de-vidro
  • Solha das pedras
  • Carvão do Ártico

Como cozinhar peixe para o seu cão

Deve nunca Quando cru, o peixe pode conter parasitas ou bactérias que podem pôr em perigo a saúde do seu animal de estimação.

Pode também ser perigoso para a sua saúde e para a saúde da sua família se forem infectados.

Quando cozinhar peixe para o seu amigo peludo, é importante fazê-lo cuidadosamente. Também é recomendável que retire a pele, porque é rica em gordura.

O peixe fresco pode ser cozido a vapor, assado ou grelhado. nunca utilizar os especialistas também recomendam que evite todos os tipos de manteiga e óleos (exceto óleo de coco), incluindo sprays.

Certificar-se sempre de que o peixe está completamente desossado Os ossos podem facilmente ficar alojados na garganta do seu cão ou em qualquer parte do seu trato digestivo.

Utilizar o óleo de coco para cozinhar

Se não puder usar manteiga ou óleos, como evitar que os alimentos se colem à frigideira? Pode servir óleo de coco ao seu cão em segurança.

Utilizo-o sempre que cozinho para o meu cão; ele até engole uma colherada como guloseima ocasional! O óleo de coco ajuda na digestão e na absorção de nutrientes e também pode ajudar a tratar o hálito do cão.

Foi demonstrado que mata e expulsa parasitas, previne infecções e doenças e pode até reduzir o risco de cancro.

Pode aumentar a energia e até ajudar os cães com excesso de peso a perderem algum peso. O óleo de coco equilibra o sistema endócrino e constrói ossos fortes, aliviando a inflamação e as dores artríticas. Até promove funções cerebrais e nervosas saudáveis.

Eis o que Dra. Karen Becker diz sobre a utilização do óleo de coco na dieta do cão:

Por isso, porque não considerar cozinhar com óleo de coco da próxima vez que preparar uma refeição para o seu companheiro peludo?

Porque é que o salmão é a melhor escolha?

O salmão é a melhor escolha de peixe para alimentar o seu cão, porque é rico em proteínas e aminoácidos, que ajudam na reparação dos tecidos e no crescimento muscular.

Também está cheio de DHA e EPA Ácidos gordos ómega 3; o DHA promove o desenvolvimento saudável do cérebro e da visão nos cachorros, e o EPA é excelente para a saúde das articulações nos cães mais velhos.

O salmão está repleto de minerais que mantêm os ossos e os músculos fortes, bem como os dentes saudáveis.

PARA SUA INFORMAÇÃO:

  • DHA - ácido docosahexaenóico
  • EPA - ácido eicosapentaenóico

Alimentar o seu cão com salmão traz muitos benefícios para a saúde.

Promove a saúde do cérebro, melhora o sistema imunitário, reduz a inflamação das articulações e aumenta a mobilidade das mesmas, aliviando a rigidez associada à artrite.

O salmão também promove uma pele e um pelo saudáveis.

As sardinhas são um ótimo petisco

Tal como o salmão, as sardinhas são ricas em proteínas e em ómega 3. Podem também proteger o seu cão de alergias.

Se servir ao seu cão sardinhas em lata, sugerem que escolha apenas variedades que são embaladas em água de nascente.

Os que são embalados em salmoura ou óleo podem conter quantidades elevadas de sódio, o que não é saudável para os nossos amigos caninos.

O atum é bom para os cães?

O atum tem muitos dos mesmos benefícios para a saúde que os outros peixes, mas os especialistas dão respostas contraditórias à questão de saber se os cães devem comer atum.

Alguns dizem que os cães não devem comer atum, porque é muito rico em metais pesados, como o mercúrio. Outros especialistas afirmam que não há problema em dar bifes de atum ao seu cão, se o cozinhar fresco. Outros ainda dizem que o atum enlatado pode ser um ótimo petisco, mas apenas se for em água e não tiver especiarias adicionadas.

Dos especialistas que afirmaram que o atum é seguro para os cães, todos concordam que deve ser apenas um tratamento ocasional e não faz parte da sua dieta regular.

Os alimentos para cães com peixe são uma óptima alternativa

Se gostaria de incluir o peixe na dieta regular do seu cão sem ter de cozinhar para ele todas as refeições, existem algumas opções excelentes de alimentos para cães que o utilizam como principal fonte de proteína.

A Wilderness Blue Buffalo oferece uma fórmula de salmão com elevado teor de proteínas, sem cereais, e até oferece uma opção para raças grandes.

Iams Sensitive Naturals tem uma receita de peixe do oceano e arroz. Esta receita foi especialmente formulada para facilitar a digestão e é ideal para cães cujos estômagos são sensíveis.

Utilizam-no como primeiro ingrediente e depois misturam-no com arroz, frutas e legumes, criando uma dieta equilibrada para um cão saudável.

E quanto aos óleos de peixe? Ver vídeo para saber mais sobre o assunto:

Conclusão

O peixe é uma excelente forma de fornecer proteínas e ómega 3 na dieta do seu cão, e oferece muitos benefícios para a saúde, mas é importante lembrar que, tal como você, o seu o cão precisa de uma alimentação equilibrada e não pode viver apenas de proteínas.

Se o veterinário colocou o seu cão numa dieta especial de peixe cozinhado em casa, deve consultar um nutricionista certificado em nutrição veterinária.

Eles podem fornecer receitas que garantirão que o seu cachorro está a receber uma nutrição adequada.

Veja a fórmula de salmão do Wilderness Blue Buffalo ou a receita de peixe e arroz do Iams Sensitive Naturals para um alimento seco de alta proteína para cães que utiliza o peixe como ingrediente principal.

Utilize a secção de comentários se tiver alguma dúvida sobre como alimentar o seu cão com peixe ou atum em segurança.