Sim, os cães podem comer melancia e não causará qualquer tipo de alergia ou doença gástrica, mas é preciso ter em atenção que existem algumas precauções a tomar. O cão não deve comer as sementes ou a casca, porque podem causar problemas de saúde, como bloqueio intestinal ou perturbações gastrointestinais.

Há algumas coisas importantes que deve saber sobre a forma exacta de alimentar o seu cão com este fruto sumarento.

Benefícios da melancia para a saúde

Elevado teor de água

As melancias contêm 92% de água, pelo que, embora não se deva depender dela como única fonte de hidratação, dar melancia ao seu cão como um petisco saboroso num dia quente irá mantê-lo hidratado e saudável.

Alto teor de vitaminas

A melancia é rica em vitaminas A, B6 e C. Estas vitaminas são todas benéficas para a saúde do seu cão. A vitamina A mantém a pele, o pelo e os olhos do seu cão saudáveis, e também ajuda no crescimento e desenvolvimento dos cachorros. As vitaminas B6 e C apoiam o bem-estar do sistema imunitário do seu cão.

Lanche com baixo teor de gordura

Além disso, a melancia tem poucas calorias e não tem gordura nem colesterol, o que faz dela o melhor snack saudável para o seu cão!

Os cães podem comer casca de melancia?

Não, os cães não podem comer a casca da melancia. Enquanto que para os humanos se diz que tem benefícios para a saúde, a casca da melancia é muito difícil de digerir para os cães e pode levar a problemas gastrointestinais.

Por isso, não se esqueça de dar ao seu cão apenas a parte carnuda deste fruto.

Os cães podem comer sementes de melancia?

Outro não A ingestão de sementes de melancia pode causar um bloqueio intestinal nos cães, por isso certifique-se de que retirar as sementes antes de dar melancia ao seu cão.

Que quantidade de melancia devo dar ao meu cão?

Tal como acontece com qualquer fruta que seja segura para os cães comerem, deve dar melancia ao seu cão apenas com moderação A razão para isto é que os cães não conseguem digerir os frutos tão bem como nós, pelo que grandes quantidades podem causar perturbações digestivas e levar a diarreia.

Quando introduzir a melancia ao seu cão, comece lentamente. Comece com 1 ou 2 pequenas fatias de 1 polegada. Isto dar-lhe-á a oportunidade de ver como o seu cão reage a este fruto.

Se o seu cão não tiver problemas em digeri-lo, pode aumentar gradualmente essa quantidade. No entanto, não aconselho a dar ao seu cão mais de 4 ou 5 fatias de 1 polegada de uma só vez.

Ao dar fruta como a melancia ao seu cão, esta deve ser considerada apenas como uma guloseima. Ele continuará a precisar da sua ração de qualidade para obter a sua dose diária de proteínas.

Os cães podem comer todos os tipos de melão?

Outros melões, como o melão cantalupo e o melão melado, também são seguro para o seu cão comer Retire a casca e as sementes e dê-o ao seu cão apenas com moderação.

Se o seu cão está a envelhecer, a meloa pode ser particularmente benéfica, uma vez que é rica em propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a aliviar as articulações inchadas ou artríticas dos cães mais velhos.

E as melancias sem sementes?

Sim, existe uma melancia sem sementes; um híbrido cujas sementes não amadurecem e se tornam duras e pretas.

Vale a pena mencionar aqui que, embora as melancias sem sementes possam parecer uma opção mais fácil, esta variedade de melancia ainda vem com as cascas brancas e ocas das sementes.

Embora estes sejam menos susceptíveis de causar problemas intestinais ao seu cão, recomendo vivamente que os retire.

Como preparar para o seu cão uma refeição refrescante e saudável com melancia

Num dia quente de verão, este fruto pode ser ainda mais refrescante se for transformado num snack congelado.

Este vídeo mostra-lhe como preparar uma simples guloseima de melancia para manter o seu cão fresco e hidratado num dia quente.

Conclusão

A melancia é hidratante e cheia de vitaminas que são boas para a saúde do seu cão. Pode dá-la ao seu cão, mas lembre-se:

  • Retirar a casca
  • Retirar as sementes
  • Comece com uma pequena quantidade
  • Dê-o a comer ao seu cão com moderação

O seu cão gosta de melancia? Que outros frutos partilha com ele? Deixar um comentário em baixo e diga-me!