- Então, o seu cão pode contrair herpes?
- Como é que o herpes é diagnosticado nos caninos e quais são os sintomas?
- Como é que se trata e como é que se pode prevenir?
- Conclusão
Sim, os cães podem contrair Herpes, também conhecido como Herpes Canino, e é uma doença transmissível. O Herpes Canino vive nas áreas reprodutivas do cão e é transmitido através do contacto físico, espirros, cheirar, lamber, tossir, do cão infetado para o não infetado. Os sintomas aparecem 4 a 6 dias após a infeção.
Do cancro à SIDA, descobrimos que os nossos companheiros caninos podem contrair muitas doenças. É por isso que considero importante discutir se o seu cão pode contrair herpes.
Compilei um artigo para explicar melhor em mais pormenor.
Conteúdo & Navegação rápida
Então, o seu cão pode contrair herpes?
Sim, embora seja diferente do vírus do herpes humano, o que significa que não pode ser transmitido aos seres humanos. O vírus do herpes canino (CHV) também é conhecido por outro nome, "síndrome do cachorro desvanecido", o que se deve ao facto de ser mais perigoso para os cachorros recém-nascidos.
O CHV é transmitido tanto sexualmente como através das vias respiratórias, o que significa que o seu cão pode contrair o herpes através de espirros, cheirar, tossir, tocar no nariz e actividades sexuais.
No caso dos cachorros, é normalmente contraída durante o parto, no canal de parto, ou através de secreções do nariz ou da saliva da mãe. Mas o facto de um cachorro estar infetado não significa que todos estejam. No entanto, um cachorro infetado pode infetar o resto da ninhada, por isso tenha cuidado.
Como é que o herpes é diagnosticado nos caninos e quais são os sintomas?
A não ser que leve o seu cão a um veterinário de criação (que verifica regularmente a existência de CHV), ou que o seu veterinário tenha razões para suspeitar, a CHV é difícil de diagnosticar em cães adultos, uma vez que há muito poucos sinais ou sintomas exteriores. Se pensa que o seu cão pode ter CHV, podem ser feitas simples análises ao sangue.
Há algumas coisas a que pode estar atento nos seus cães adultos. Os sintomas vão desde
- Tosse do canil
- Perda súbita de gravidez
- Nado-morto
- Em raras ocasiões, feridas elevadas nos órgãos genitais
- Ou mesmo sem quaisquer sintomas
Nos cachorros, os sintomas são muitos e todos eles de ação muito rápida, pelo que, se suspeitar que os seus cachorros podem estar a sofrer de herpes canino, contacte imediatamente o seu veterinário. Os sintomas incluem
- O cachorro não tem apetite ou tem pouco ou nenhum reflexo de sucção
- Abdómen doloroso e dorido e/ou inchaço e hematomas abdominais
- Letargia e fraqueza geral
- Lamentação persistente
- Corrimento nasal e dificuldade em respirar
- Hemorragias, incluindo pequenas nódoas negras e hemorragias nasais
- Fezes amarelo-esverdeadas e moles
- Os cachorros são frios ao toque.
Nos cachorros mais velhos, podem observar-se anomalias no sistema nervoso, como convulsões e cegueira.
Como é que se trata e como é que se pode prevenir?
Quando detectado suficientemente cedo, os veterinários podem diagnosticar os cachorros com CHV e iniciar o tratamento, que inclui medicamentos antivirais e cuidados de apoio. É crucial manter o seu cachorro quente durante o tratamento, uma vez que o CHV se desenvolve a baixas temperaturas corporais.
Em termos de medidas preventivas, infelizmente não há muito que possa ser feito. O vírus do herpes canino é muito comum em cães adultos.
Para manter os seus cachorros a salvo da doença, a sua melhor aposta é isolar a sua cadela mãe longe de outros cães, uma vez que os cachorros correm o maior risco durante o final da gravidez, o parto e as primeiras três semanas de vida. Depois das três semanas, os cachorros conseguem regular a sua temperatura corporal e serão capazes de submeter o vírus à febre.
Existe uma vacina contra o herpes canino, mas ainda não está licenciada para utilização nos EUA.
Conclusão
O CHV pode ser uma doença muito grave, pelo que deve levar o seu cãozinho ao veterinário o mais rapidamente possível se suspeitar que ele a tem. Mas não limite a sua diversão ou os momentos de brincadeira com ele - é geralmente inofensivo para os adultos e existem algumas medidas preventivas para manter os seus cachorrinhos seguros!
Tem alguma experiência com o CHV? Tem algumas dicas ou conselhos? Partilhe as suas histórias na secção de comentários abaixo.