O Mi-Ki é uma raça de cão de pequeno porte originária do Wisconsin, nos EUA, na década de 1980, criada a partir do Mikki Macking. Esta raça de cão é bastante rara e tem um tamanho relativamente pequeno, com cerca de 11 polegadas, pesando em média cerca de 10 libras. O Mi-Ki tem uma esperança de vida de 13 a 15 anos.

Tal como eu, talvez nunca tenha ouvido falar de um Miki até agora. Isto porque ainda são bastante raro.

Depois de ter pesquisado recentemente tudo sobre os Mi-Ki, decidi que podem ser a minha nova raça de brinquedos favorita! Vamos ver se sente o mesmo depois de se familiarizar mais com eles.

Uma breve história

Não foi mantida documentação adequada durante o desenvolvimento desta raça, pelo que a maioria das histórias sobre a sua origem não passam disso mesmo, histórias.

Criador original

Muitos entusiastas do Mi-Ki concordarão que Maureen "Micki" Westburg desenvolveu a raça.

Porque é que o nome Miki foi escolhido?

Maureen pode ter escolhido chamar a raça de Mi-Ki porque esta era a sua alcunha.

Outros afirmam que o nome da raça se deve ao facto de significar "novos começos".

Com que objetivo foi criado o Miki?

Há quem diga que Maureen era fã dos Gremlins e dos Ewoks da Guerra das Estrelas, que eram populares nos anos 80. Por essa razão, quis desenhar um cão que se assemelhasse a estas personagens populares.

A Maureen também queria que o Miki tivesse um comportamento calmo e capacidade de aprendizagem rápida Assim, algumas raças com estas características foram seleccionadas e utilizadas para desenvolver a nova cão de companhia perfeito O Miki é agora referido como o "American Made Purebred".

Que raças foram utilizadas para criar o Mi-Ki?

Fonte

As raças parentais eram o Maltês, o Papillon e o Chin Japonês.

As teorias também afirmam que outras raças como o Yorkshire Terrier, o Pomeranian, o Pequinês e o Shih Tzu podem ter sido usadas, mas ninguém sabe se isso é verdade.

Eventualmente, começaram a ser mantidos melhores registos, e as provas mostram que os cruzamentos entre Mi-Ki e Mi-Ki começaram no final dos anos 80.

Em 1992, os testes revelaram um perfil de ADN específico, dando o nome de Mi-Ki a um cão de raça pura.

Qual é o aspeto de um cão Miki?

Como já foi referido, este cão de raça de brinquedo estará por perto 10 libras (25 kg) quando adulto. A sua altura é de cerca de 11 polegadas (28 cm).

A sua cabeça em forma de maçã abobadada apresenta grandes olhos escuros e um focinho curto e largo, com um nariz preto.

As orelhas do Miki são uma das suas características distintivas, uma vez que podem mover-se em todas as direcções. As orelhas podem estar erectas (para cima), caídas (para baixo) ou dobradas, o que também é conhecido como aladas.

Enquanto cachorro em crescimento, o Miki pode ter cada orelha numa direção diferente, mas quando estiver crescido, as orelhas terão ficado na sua posição permanente.

Fonte

Tipos de pelo e lâmpada; suas necessidades de cuidados

Os mikis existem em dois tipos diferentes de casacos.

Casacos compridos (também conhecidos como casacos ásperos)

O seu cabelo é comprido e liso, com uma textura fina e sedosa, que parece inchado quando está penteado. Têm muito cabelo no cimo da cabeça e o seu rosto tem barba e bigode.

As orelhas têm pêlos compridos que dão um aspeto emplumado. O pelo emplumado das orelhas é algo que as misturas de Papillon como Miki e a mistura Papillon Chihuahua partilham.

Os casacos compridos são " hipoalergénico" Não é necessário um tosquiador profissional, pois o Miki de pelo comprido pode ser tratado por um principiante.

Casacos lisos

Também conhecidos como "smooth faces" ou "smoothies", estes cães têm pelo mais curto e um aspeto de raposa. Os Mikis de pelo liso têm uma franja curta nas orelhas, mas não têm barba ou bigode.

O Miki não tem muito pelo na parte inferior das pernas, mas à medida que amadurece desenvolve algumas penas nas extremidades inferiores e nas patas.

O pelo comprido também se encontra na zona da crina.

Os batidos são leves, Este tipo de pelo é muito fácil de pentear, uma vez que quase nunca fica emaranhado.

Semelhanças em ambos os casacos

Ambos os tipos têm caudas felpudas e cheias de pêlos que se curvam sobre o dorso.

Todos os Mikis precisam de ser escovados regularmente. No caso do pelo comprido, é necessário para evitar a formação de pêlos. Tal como no caso do pelo curto, é necessário remover qualquer pelo solto.

Veja este vídeo para obter algumas dicas sobre como fazer os seus próprios cuidados de beleza:

Variedade de cores

As cores sólidas são raras. Assim, é de esperar que o seu cachorro tenha qualquer combinação das seguintes características

Alperce Castanho Vermelho
Bege Chocolate Zibelina
Preto fulvo Prata
Azul Ouro Bronzeado
Tigrados Mogno Branco

O pelo de um Miki pode mudar de cor até se fixar no que será na idade adulta.

Miki tem um temperamento fácil

Os Mi-Kis são inteligente, carinhoso e descontraído Carinhoso, brincalhão, mas calmo, são outras palavras usadas para descrever esta raça.

Há uma elegância nelas que nos deixará a adorar aos seus pés.

Os cães Miki são protectores e estão sempre em alerta, mas é pouco provável que ladrem a intrusos. Na maior parte das vezes, quando estão contentes, ouve-se um ganido ou um chilreio.

Os Mikis adoram atenção e gostam de estar perto das pessoas. Desde que o dono aprove as novas visitas, o seu cachorro será amigável com estranhos, mesmo crianças, e outros animais .

O seu tamanho compacto e adaptabilidade fazem deles óptimos companheiros para as suas aventuras de viagem.

Tendências felinas

Se é um amante de gatos e está familiarizado com as suas travessuras, vai gostar de ver algumas das coisas que um Mi-Ki faz.

É frequente encontrá-los sentado no parapeito da janela Apreciar a paisagem e o calor do sol.

Até se encarregam de parte do seu asseio por si, lavando-se, como um gato.

Como os gatos (e a sua raça-mãe, o Chin Japonês), podem trepar quase tudo, incluindo árvores.

Também testemunhará o agilidade felina O seu cão Mi-Ki, quando brinca, gosta de atacar e bater nos seus companheiros de brincadeira ou nos brinquedos.

Por incrível que pareça, no passado, as fêmeas Mikis foram vistas a cuidar de gatinhos. Diz-se mesmo que um cão criou uma ninhada inteira que foi abandonada! Dá para acreditar?

Fonte

Possíveis problemas de saúde

Os Mi-Kis têm excesso de pêlos entre os dedos dos pés Mantenha-as aparadas para que se mantenham saudáveis e não acumulem muita sujidade.

Hipotiroidismo e perturbações das pestanas Felizmente, até à data, não existem outros problemas de saúde específicos associados a esta raça.

Tenha em atenção os problemas comuns encontrados em cães com focinho curto, incluindo problemas respiratórios e dentários. Todas as raças de brinquedo podem ser afectadas por problemas de saúde como a luxação patelar.

A manutenção de uma saúde adequada garantirá que o seu cão Miki viva toda a sua vida esperança de vida de 13 a 15 anos.

Como alimentar o cão Miki

Outra preocupação de saúde com as raças de brinquedo é hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue.

Assim, especialmente enquanto cachorro, deve alimentar um alimento para cães de raças pequenas, que possa fornecer uma quantidade constante de glucose.

Deve dividir a quantidade diária de alimentos ingeridos em três refeições para manter a glucose regulada.

Consulte as instruções de alimentação no saco de ração. Utilize o peso e o nível de atividade do cão como guia para determinar a quantidade adequada de comida que deve dar todos os dias.

O que são condições de vida adequadas?

Uma vez que os Mi-Kis são tão adaptáveis, são óptimos para qualquer pessoa .

Podem viver em condomínios ou apartamentos, famílias em casas com ou sem quintal, solteiros ou mesmo idosos também podem ter este cão.

Eles adoram ter crianças e outros animais de estimação por perto. Mas não se esqueça de supervisionar as crianças pequenas com os Miki's, uma vez que são criaturas minúsculas e frágeis. Os pequenos seres humanos podem, por vezes, ser rudes com os cães. Não queremos que ninguém se magoe!

Fonte

Treino e exercício

Uma vez que os Mikis são inteligentes e estão ansiosos por agradar, a formação não é difícil.

Comece numa idade precoce e seja consistente. Recompense o seu cachorro com amor e guloseimas. Um Miki devidamente treinado pode ser um excelente cão de serviço ou de terapia.

Pode até ensiná-lo a usar uma caixa de areia (tal como um gato). Esta raça adora correr e brincar, por isso um passeio diário é suficiente .

Não se esqueça que o cão Mi-Ki foi criado para ser um cão de companhia e não um cão de agilidade, pelo que o desporto não será o seu forte.

Pedigree

A raça ainda não foi reconhecido pelo AKC.

Os amantes do Mi-Ki desenvolveram os seus próprios registos, mas o problema é que, entre estas organizações, nem todas têm os mesmos padrões de raça.

O UKC apenas reconhece os cães com base nos padrões do Registo Internacional do Mi-Ki .

O registo RVD/UCI da Alemanha reconheceu o Mi-Ki Club of America.

Infelizmente, a Associação Continental de Mi-Ki e o Clube Americano de Mi-Ki não foram aceites em mais lado nenhum.

Parece-me lógico que, se as organizações unissem forças e chegassem a acordo sobre uma norma, teriam mais êxito.

Fonte

Onde encontrar um cão Mi-Ki para venda

Com o o tamanho médio das ninhadas é de apenas 1 a 4 cachorros Como podem imaginar porque é que os Mikis são difíceis de encontrar, consegui localizar alguns criadores para que possam verificar.

Estes sítios Web apresentam uma lista de criadores de Miki em todos os Estados Unidos:

    Mais especificamente, aqui estão alguns criadores listados por estado:

    • Califórnia: Brumby's Run Mi-Kis
    • Colorado: Royal T Mi-Kis
    • Flórida: Elegant Tiny Paws
    • Indiana: Anjinhos Mikis
    • Nova Jersey: Paddington's Mi-Kis
    • Ohio: Mi-Kis de gema rara
    • Estado de Washington: Belle Amie Mi-Kis

    Se estiver no Reino Unido, pode juntar-se a este grupo do Facebook, onde se discutem todos os assuntos relacionados com o Miki e onde as pessoas podem publicar cães para venda ou pedidos de compra.

    Este pequeno cão Miki vai custar-lhe muito dinheiro. Já o vi em qualquer lugar a partir de $600 - $2,200 USD .

    Se salvamento se estiver mais dentro do seu orçamento, pode visitar o American Mi-Ki Club clicando aqui.

    Veja os adoráveis cachorrinhos neste vídeo. As suas pequenas caudas a abanar são tão bonitas!

    Então, o Miki é a sua chávena de chá?

    A raça de cão Miki é desejável porque é muito inteligente, fácil de cuidar, compacta e adaptável a muitos estilos de vida.

    Mas sendo uma raça nova, preocupa-me que possa desenvolver-se potencialmente problemas graves de saúde .

    Além disso, se estiver à procura de um aspeto específico, estará a correr um risco ao adquirir um cachorro, uma vez que a cor do pelo e as orelhas mudam à medida que crescem.

    O que pensa da raça Mi-Ki? Partilhe a sua opinião comentário abaixo.