O Pomsky é um cruzamento entre o husky siberiano e o pomerano, também conhecido como Pomeranian Husky Mix. É uma raça de cão pequena a média, com cerca de 10 a 15 polegadas de altura, pesando entre 20 a 30 libras. A vida útil do Pomsky é de cerca de 13 a 15 anos.

O Pomsky, também conhecido como Husky da Pomerânia O cão de estimação é o cão dos teus sonhos, especialmente quando é muito jovem.

Mas será isto suficiente para o fazer correr para o primeiro abrigo de cães que vir e encontrar um para levar para casa?

Um Pomsky é realmente o animal de estimação certo para si e consegue lidar com um cão destes a longo prazo?

Para o ajudar a obter respostas claras a estas questões, elaborei uma lista de sete coisas essenciais que precisa de saber antes de comprar um Pomsky.

Conteúdo & Navegação rápida

    Características do Pommsky em poucas palavras

    Vida útil

    Tal como referido no primeiro parágrafo, os Pomskies vivem normalmente entre 13 e 15 anos.

    Inteligência e capacidade de treino

    Estes cães são muito inteligentes, mas herdam o temperamento dos pais e podem ser significativamente mais difíceis de treinar do que outros cães.

    Temperamento

    Pode ser imprevisível, pois depende muito dos pais de cada cão, mas, no geral, são descritos como meigos, brincalhões e confiantes.

    Cuidar

    • Tosquia O seu pelo é duplo, com pelo longo e sedoso, e precisa de ser escovado diariamente durante as épocas de queda, que, no total, são cerca de seis meses por ano. No resto do tempo, o seu pelo precisa de ser escovado 3 a 5 vezes por semana.
    • Exercício Estes cães precisam de, pelo menos, um passeio de 20 minutos de manhã e um passeio mais longo à tarde, bem como uma ou duas sessões de brincadeira durante o dia.
    • Alimentação O seu objetivo é a alimentação regular e saudável em quantidades moderadas, mas não é exigente e não tem necessidades especiais.

    Crianças e outros animais de estimação

    Alguns criadores dizem que estes cães são o cão de família perfeito, enquanto outros sugerem que se deve ter atenção às crianças pequenas e recomendam os Pomskies apenas para pessoas solteiras e famílias com adolescentes. Um Pomsky pode dar-se bem com outros animais de estimação se os apresentar uns aos outros quando o cão ainda é muito jovem.

    Nível de atividade

    São cães muito activos que adoram brincar com os donos, mas atenção que estes pequenotes precisam de se manter ocupados, caso contrário aborrecem-se e podem desenvolver comportamentos destrutivos.

    Tamanho

    Como mencionado acima, eles têm geralmente 10-15 polegadas de altura (25-38 cm) e podem atingir 20-30 lbs. (9-14 kg). Em alguns casos raros, eles são conhecidos por crescer tão grande quanto um Husky.

    Aqui estão algumas fotos de Pomsky encontradas na Internet:

    Passemos agora à lista

    1. os donos de pomsky podem considerar-se pioneiros

    Talvez seja um pouco exagerado, mas não está assim tão longe da verdade.

    O Husky da Pomerânia é uma nova raça mista obtida através do cruzamento de um Pomerânia com um Husky Siberiano, e os cachorros são difíceis de encontrar e caros, pelo que entrará no clube exclusivo dos proprietários de Pomsky, descobrindo os prós e os contras desta nova raça mista.

    Quase todas as raças cruzadas vêm com várias desvantagens Se estiver disposto a correr todos os riscos do desconhecido, então esta será uma experiência nova e agradável para si.

    Alguns amantes de cães acreditam que nenhuma raça mista deve ser criada na ausência de um objetivo útil e expressam sérias preocupações (por vezes demasiado enfáticas, se me perguntarem) relativamente à ética subjacente à criação de Pomskies.

    Além disso, temem que a crescente popularidade destes cães gere demasiados cachorros antes de sabermos o suficiente sobre os riscos de criar cães tão únicos.

    Os Pomskies são obtidos através de inseminação artificial, utilizando sempre uma mãe Husky e um pai Pomerânia, para evitar complicações de saúde causadas por uma mãe pequena que dá à luz cachorros demasiado grandes.

    Os resultados são cachorros lindos que, em a maioria dos casos são considerados grandes companheiros e excelentes cães de família.

    É importante notar, no entanto, que ainda não existem dados suficientes para obter uma imagem clara de todos os seus problemas de saúde e comportamentais, pelo que, pessoalmente, acho difícil dizer se é ético ou não criar estes cães em grande número.

    Apesar de todos os argumentos contra os Pomskies, eles são reconhecidos pelo Dog Registry of America (DRA), e há também duas organizações oficiais que promovem esta nova raça mista, a International Pomsky Association (IPA) e o Pomsky Club of America (PCA).

    Isto dá-lhe a oportunidade de comprar um cachorro saudável com origens verificadas, que são certificadas por criadores registados de Pomsky, para que possa ter uma história familiar completa dos pais do seu cão.

    2. um Pomsky é como uma caixa de chocolates - nunca se sabe o que se vai receber

    Os Pomskies podem herdar qualquer aspeto do temperamento dos seus progenitores, e em combinações potencialmente imprevisíveis.

    Assim, existe a possibilidade de desenvolverem problemas comportamentais, semelhantes ao Síndroma do Cão Pequeno, que é muito frequente em cães da Pomerânia que não são devidamente treinados.

    Esteja preparado para lidar com um cão teimoso e insistente que provavelmente se recusará a seguir as suas ordens.

    Pode também tornar-se superprotector quando se trata de si e da sua família, uma vez que o Pomsky tem boas capacidades de cão de guarda, mas isso pode levá-lo a ladrar sempre que alguém se aproxima.

    Na maioria das raças de cães, os donos evitam estas situações desagradáveis com um treino consistente. Neste caso específico, estamos a falar de uma mistura de dois cães difíceis de treinar, pelo que o seu cachorro deve começar a ser treinado desde cedo se quiser ensiná-lo a comportar-se.

    É uma tarefa difícil, especialmente se tiver pouca experiência. Para além disso, se o seu cão se inspira mais no temperamento e na independência do Husky, poderá precisar de ajuda profissional para o fazer cumprir as regras.

    Como os Pomskies são cheios de surpresas, é perfeitamente possível que se torne o feliz proprietário do oposto: um cão treinável com zero tendências para a agressão e a territorialidade Infelizmente, isso é algo que não se pode saber com certeza quando se compra um cachorrinho Pomsky bonito.

    Um Pomsky é como uma caixa de chocolates - nunca se sabe o que se vai receber Forrest Gump

    O seu temperamento imprevisível é a principal razão pela qual alguns criadores não recomendam Pomskies para famílias com crianças pequenas. Os Pomeranians (o pai do Pomsky) não são normalmente bons com crianças, uma vez que muitos deles tendem a ser animais ciumentos - ele é o número um, não as crianças.

    Podem ficar stressados, tímidos ou agressivos quando são manuseados de forma brusca, como as crianças tendem a fazer, pelo que, infelizmente, há a possibilidade de um Pomsky e os seus filhos pequenos também não se darem bem.

    A maioria dos criadores de Husky da Pomerânia diz que só cria Pomerânia sem problemas de comportamento, mas ainda não tenho a certeza se é boa ideia correr esse risco.

    >>Ler mais sobre Temperamento do pomsky aqui

    3. ninguém pode garantir o tamanho de um Pomsky adulto

    O tamanho do Husky da Pomerânia é uma das principais coisas que o torna tão popular; ou melhor, o que a maioria das pessoas sabe sobre ele é o seu tamanho.

    Os fãs não podem ser culpados por isso; a maioria das imagens online mostra cachorrinhos fofos e bonitos, e raramente se vê um Pomsky adulto numa fotografia relevante que mostre o tamanho que ele pode realmente atingir.

    O tamanho adulto do Pomsky pode atingir 15 polegadas de altura e 30 libras.

    Estes cães crescem como todos os outros animais de estimação e tendem a perder muito do seu aspeto de "Husky bebé", por isso, se a única razão pela qual está a planear comprar este cão é porque ele é pequeno e bonito, deve começar a pensar seriamente em responsabilidades a longo prazo .

    Os criadores estão confiantes no facto de conseguirem obter Pomskies com menos de 4,5 kg, mas o facto é que ninguém pode garantir o seu peso e tamanho e o seu cachorro fofo pode atingir dimensões mais próximas de um cão de tamanho médio, em vez de um cão de colo.

    Aqui vai uma dica: se quer mesmo ter um Pomsky, mas não pode correr o risco de ter um cão de 30 kg quando adulto, deve começar a pensar na possibilidade de adotar um adulto em vez de comprar um cachorro.

    Desta forma, saberá exatamente o tamanho do seu Pomsky e não se verá na triste situação de ter de abandonar o seu animal de estimação simplesmente porque não tem espaço suficiente para ele.

    >>Ler mais sobre Tamanho do pomsky aqui

    4. não haverá mais relaxamento no sofá logo após o trabalho

    Os Pomskies são cães activos e adoram brincar, pelo que terá de se certificar de que ele faz muito exercício.

    Passeios diários, talvez uma curta viagem ao parque e muitas brincadeiras é o que o seu Pomsky vai esperar de si todos os dias, incluindo os fins-de-semana.

    Para além das actividades físicas, ela também precisa de estímulos mentais, pois é muito inteligente, pelo que terá de inventar jogos e brinquedos especiais para cães para a manter entretida.

    Se ela se aborrecer (o que é provável), terá de lidar com um cão triste e com os seus problemas de comportamento, como a mastigação e, em alguns casos, o ladrar excessivo.

    Deixá-la sozinha durante muito tempo no quintal também não é uma boa ideia, pois ela adora escavar e, graças ao seu sangue de Husky, é muito provável que encontre uma forma de fugir quando estiver aborrecida.

    Por isso, se estiver a trabalhar demasiado, deve estar preparado para contratar um passeador de animais ou receber um amigo regularmente para brincar com o seu Pomsky.

    5) Com o Husky da Pomerânia, poderá ter de reduzir as despesas

    O preço de um Pomsky começa geralmente por volta dos $1.000, mas pode atingir os $5.000, dependendo do pedigree dos pais. E isto é apenas a ponta do icebergue no que diz respeito aos custos de ter este cão.

    De acordo com o American Kennel Club, o custo médio do primeiro ano de um cão de tamanho médio é de cerca de 2.889 dólares. A boa notícia é que nos anos seguintes vai pagar um pouco menos de 2.000 dólares por ano:

    • $432 para brinquedos e outros acessórios;
    • 435 dólares para a alimentação;
    • 389 dólares para medicação preventiva;
    • $650 em despesas veterinárias.

    Por enquanto, os Pomskies não registaram muitos problemas de saúde hereditários, sendo apenas propensos a doenças oculares (comuns a ambas as raças parentais), alergias e problemas de pele.

    No entanto, como esta raça mista é relativamente recente, não há forma de saber com certeza se o seu cão vai desenvolver problemas de saúde mais graves quando for mais velho.

    Poderá querer considerar investir num seguro médico para cobrir eventuais intervenções dispendiosas, por isso adicione entre 200 e 700 dólares por ano ao seu orçamento, dependendo da cobertura e da idade do seu cão.

    >>Ler mais sobre custos de ter um Pomsky aqui

    6. cuidar de um Pomsky é como ter um emprego em part-time

    O Pomsky tem um pelo maravilhoso, geralmente com cores semelhantes às da mãe, que necessita de uma escovagem consistente (3-5 vezes por semana) desde tenra idade.

    Uma vez que tem um cão tão bonito, deve também considerar levá-lo a um tosquiador profissional de vez em quando para lhe dar aquele "toque profissional".

    Estes cães descamam quase todo o ano, com maior intensidade durante as estações quentes. Isto significa que, durante cerca de seis meses por ano, terá de escová-la até duas vezes por dia se não quiser ter cabelos por toda a casa.

    Os seus esforços reduzirão consideravelmente a quantidade de pêlos, mas não farão com que desapareçam completamente e, mesmo com toda esta escovagem, ainda tem de arranjar tempo para a limpeza.

    Se ainda não tem um aspirador potente, sugiro que comece a procurar um.

    Para além da escovagem, terá de encontrar tempo para cuidar das outras necessidades do seu cão:

    • limpar os ouvidos pelo menos duas vezes por mês, para evitar infecções;
    • Dar-lhe banho uma vez por mês, ou quando estiver suja;
    • limpar os dentes uma vez por semana.

    7. deve fazer um trabalho de detetive para encontrar um criador respeitável

    Todos os cães devem provir exclusivamente de criadores responsáveis, mas com os Pomskies, esta é uma necessidade absoluta No entanto, como esta raça mista é relativamente recente, não existem normas oficiais e os criadores têm pouca experiência em comparação com outros cães.

    Por isso, se quiser ter um cachorro Pomsky saudável e com origens certificadas, deve comprá-lo a uma pessoa que coloca a saúde dos seus cães à frente dos lucros pessoais.

    Nunca compre um Pomsky numa loja de animais, mesmo que seja uma pechincha - tudo o que poupar na compra inicial será gasto em despesas médicas e sessões de treino extra.

    Em vez disso, contacte uma organização oficial, como a IPA, e peça referências de criadores registados na sua área.

    Poderá ter de esperar até um ano pelo seu próprio cachorro Pomsky, mas só assim obterá informações fiáveis sobre os pais do seu futuro cão e terá uma ideia de como o seu Pomsky se desenvolverá.

    >>O guia completo sobre como encontrar um melhor Criador de pomsky (juntamente com a lista de criadores) está aqui

    Então, estás pronto para ter um Pomsky?

    Neste momento, já deve ter uma ideia do que significa ter um Pomsky, por isso é altura de se perguntar se esse cão é a escolha certa para si .

    Deve considerar todas as possibilidades e há mais do que alguns quando falamos de Pomskies:

    • ela pode ter um temperamento imprevisível;
    • ela pode tornar-se num cão de tamanho médio;
    • talvez precise de um treinador para domar a casa;
    • ela vai perder muito pelo, especialmente durante as estações quentes;
    • não se pode saber ao certo como é que a saúde do seu cão vai evoluir;
    • terá de se colocar numa longa lista de espera para obter um cachorro que lhe custará pelo menos 1.000 dólares.

    Para além de todos os casos acima referidos, deve pensar duas vezes antes de adquirir um Pomsky se :

    • trabalha demasiado e não pode pagar a um passeador de animais ou a um centro de dia para cães;
    • vive num apartamento pequeno, sem quintal e com pouco espaço para o seu cão gastar a sua energia;
    • se tem filhos pequenos.

    Se decidiu que ainda não está pronto para lidar com um Pomsky, aqui estão ...

    4 Grandes alternativas ao Pomsky

    São raças semelhantes no que diz respeito à aparência do seu cão, mas têm uma história mais longa e melhores críticas:

    • Parte 2: Qual o tamanho de um pomsky adulto?
    • Parte 3: Tudo sobre o temperamento e comportamento do Pomsky
    • Parte 4: Quanto custa ter um pomsky?
    • Parte 5: O guia definitivo para encontrar os melhores criadores de pomsky